Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/02/2014 - Olhar Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Entenda a diferença entre celulares falsos e de baixa qualidade


Os celulares "xing-lings", que circulam sem a certificação dos órgãos reguladores, têm causado estragos para governos e fabricantes. No ano passado, o prejuízo com a não arrecadação de impostos sobre as 145 milhões de unidades vendidas pelo mundo foi de US$ 6 bilhões. Eles estão por toda a parte, inclusive no Brasil. Mas você sabe diferenciar os aparelhos de baixa qualidade dos falsificados?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que eles têm mais semelhanças que diferenças. Segundo estudo publicado esta semana pelo Mobile Manufacters Forum, ambos evitam o pagamento dos direitos de patentes às fabricantes legítimas e utilizam IMEIs (identificações únicas para os celulares) provavelmente inválidos e chipsets e compomentes inferiores. Além disso, fogem da legislação que aplica normas para a venda e distribuição destes dispositivos.

Vamos, então, à principal diferença. Os celulares falsificados são caraterizados por imitar explicitamente a marca ou design de um produto autêntico. Recentemente, nós alertamos aqui no Olhar Digital sobre propagandas que circulam na internet para vender celulares picaretas anunciados como "estilo iPhone 5s" e "modelo Galaxy Note 3". Nestes casos, os consumidores desatentos podem se frustrar ao levar para casa um "iPhone" ou "N920”, a imitação do Lumia 920, que rodam Android e têm especificações incompatíveis.

Excluindo os modelos lançados pelas fabricantes oficiais, os smartphones de baixa qualidade disponíveis no mercado, por outro lado, representam uma categoria que se assemelha à das marcas originais mas mantém diferenças suficientemente claras que permitem distingui-la como uma opção mais simples e barata. Estes dispositivos costumam conter acessórios que remetem aos celulares famosos, mas nunca de forma explícita.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 239 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal