Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

04/02/2014 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Emails falsos da Apple e da CGD estão a circular em maior número


Nas últimas semanas têm chegado às caixas de correio dos portugueses um maior número de emails fraudulentos. São supostamente enviados de diferentes fontes, como a Apple ou a GGD, mas a intenção é a mesma: o phishing.
A mensagem fraudulenta da Apple, que o Tek dava conta a 16 de janeiro último, continua a circular e com bastante persistência. O email tem como assunto "Sua conta Apple expira em menos de 48 horas" e no corpo apresenta um texto bastante credível, em "português do Brasil".

Quem clicar no link sugerido vai parar a um endereço de phishing que, à imagem do site português da Apple, requisita diversos dados à vitima, nomeadamente os dados do cartão de crédito, informações pessoais e a password do email.

Mais recentemente está a circular uma nova mensagem supostamente enviada pela Caixa Geral de Depósitos. O remetente desta nova campanha fraudulenta é o email [email protected] - muito idêntica a cgd.pt, o endereço de facto da instituição.

O email chega com o assunto "Mensagem importante" e no corpo do mesmo informa-se o destinatário que houve diversas tentativas falhadas de autenticação na conta online e a mesma foi bloqueada como precaução.

Segundo informação publicada no site Websegura, a intenção é que as vítimas acedam a um endereço fraudulento, que é uma cópia do site da Caixa Geral de Depósitos, destinada a guardar os dados cedidos.

Em declarações ao TeK, David Sopas, responsável pelo Websegura.net, refere que não é possível verificar o fluxo destas campanhas de phishing, mas acrescenta que pelo número de emails recebido pessoalmente e pelas queixas dos utilizadores do WebSegura.net, os emails da Apple e da CGD estão a circular com grande atividade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 174 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal