Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

12/12/2013 - O Estado de Minas / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Especialistas europeus satisfeitos com medidas do Vaticano contra lavagem de dinheiro


Um comitê de especialistas do Conselho da Europa comemorou as medidas para corrigir as insuficiências na luta contra a lavagem de dinheiro colocadas em prática nos últimos meses pelo Vaticano, em um relatório publicado nesta quinta-feira.

O Moneyval, um comitê de especialistas na avaliação de medidas para a luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo da organização pan-europeia chegou a esta conclusão depois que um relatório de 2012 revelou uma série de insuficiências.

"A Santa Sé colocou em andamento rapidamente um amplo arsenal de medidas legislativas, entre outras, para corrigir as insuficiências identificadas" em 2012, embora nem tudo tenha sido solucionado, de acordo com o relatório.

Os processos de controle, desenvolvidos sob a supervisão de uma Autoridade de Inteligência Financeira (ARF), "levaram ao fechamento de algumas contas e à descrição de um número significativo de transações suspeitas em 2013", afirmam os autores do relatório.

Os especialistas do Moneyval mostraram sua satisfação porque "os poderes do ARF no âmbito da análise das declarações de operações suspeitas agora são muito mais claros".

Segundo as regras do comitê, a Santa Sé deve apresentar antes de dezembro de 2015 uma atualização das medidas tomadas para colocar em andamento suas recomendações.

A Santa Sé quer figurar na lista dos Estados acima de qualquer suspeita.

Há três anos, as estruturas administrativas e financeiras do Vaticano, entre elas o IOR, o Banco do Vaticano, estão sendo revisadas sistematicamente.

Além disso, devido à eleição do Papa Francisco em março, as reformas aplicadas se aceleraram.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 120 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal