Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

11/12/2013 - Jornal do Comércio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende sete em operação contra fraudes no RS


A Polícia Federal prendeu sete pessoas - cinco com mandados expedidos pela Justiça e duas em flagrante, por porte de arma - em operação de combate a fraudes em Triunfo, a 75 quilômetros de Porto Alegre, nesta quarta-feira (11). Iniciada em outubro do ano passado, a partir do indício de compra de votos, a investigação descobriu que um grupo de pessoas se perpetuava infiltrado nos poderes Executivo e Legislativo desviando recursos públicos. A Justiça também determinou o afastamento cautelar de 26 servidores da prefeitura e da câmara municipal.

O nome dos presos não foi divulgado pela Polícia Federal, mas fontes políticas locais indicaram que entre eles estão o ex-prefeito José Ezequiel Meireles (PDT), os atuais secretários de Mobilidade Urbana, João Luiz Meireles de Souza, e do Meio Ambiente, Simone Bombassaro. O atual prefeito Mauro Poeta (PMDB) não é investigado.

Sem detalhar os papeis de cada um dos envolvidos, a Polícia Federal informou que o esquema tinha ramificações dentro da prefeitura e da Câmara de Vereadores e envolvia práticas como compra de votos, nepotismo cruzado, contratação de empresa prestadora de serviços com dispensa de licitação e pagamento de diárias por viagens não feitas. A investigação descobriu que cabos eleitorais foram beneficiados com cargos de confiança no Executivo e no Legislativo ou empregos em fornecedores das duas casas e, em troca, repassavam fatias que podiam chegar a 80% de seus ganhos para os operadores do esquema. Além dos presos, outros 60 suspeitos são investigados.

O município de Triunfo tem 26 mil habitantes e um histórico de problemas de seus administradores com a Justiça Eleitoral. Os ex-prefeitos José Ezequiel Meireles e Marcelo Essvein, ambos do PDT, foram cassados respectivamente em 2005 e 2013. De janeiro a abril deste ano a cadeira foi ocupada por Juvandir Pinheiro (PP), então presidente da Câmara de Vereadores. O atual prefeito, Mauro Poeta (PMDB) ganhou a eleição suplementar em abril.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 119 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal