Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/12/2007 - TI Inside Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Quase 80% dos brasileiros temem que informações pessoais sejam acessadas ilegalmente


Nada menos que cerca de 80% dos brasileiros estão muito ou extremamente preocupados com o acesso ilegal e o uso inadequado de informações pessoais, conforme indica um levantamento feito pela Independent Communications Research, encomendado pela Unisys, fornecedora global de serviços e soluções de TI. Destes, 41% afirmaram estar ‘extremamente preocupados’, com o roubo de identidade, 38% ‘muito preocupados’ e 6% não estão ‘nada preocupados’ com essa ameaça.

Para a pesquisa foram ouvidos aproximadamente 1,5 mil brasileiros de 18 a 60 anos, das classes A, B e C. O grau de preocupação dos entrevistados com o problema foi avaliado por uma escala indicativa de zero a 300, na qual zero representa nenhuma preocupação e 300, preocupação extrema.

“A fraude digital que tem crescido no Brasil, pois a cada dia aumenta o número de pessoas com acesso a internet, consequentemente as movimentações bancárias on-line e as compras virtuais, muitas vezes realizadas por internautas despreocupados com indicadores básicos de segurança”, afirma o especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro. De acordo com um levantamento do instituto e-bit, a participação desses internautas com renda inferior a R$ 1 mil subiu de 6%, em 2001, para 8% em 2006 e deverá crescer 40% nos próximos cinco anos.

Ainda de acordo com Leandro, para realização das fraudes os invasores estão usando táticas como o envio de e-mails que estimulam a curiosidade dos internautas, por exemplo, anúncios de fotos inéditas de desastres recentes, mensagens em anexo com revelações sobre a vida íntima do intenauta e os links de promoções fantásticas. “Ao clicar no e-mail, um software é baixado no computador. Sem que o usuário perceba, são coletados números de contas bancárias e de cartões de crédito e as respectivas senhas. A vítima só vai descobrir o golpe quando aparecer um rombo em sua conta corrente”, acrescenta.

O principal responsável é o golpe do phishing, modalidade de fraude eletrônica em que mensagens falsas são enviadas para enganar os internautas e instalar os programas maliciosos de roubo de identidade. O problema não é novo, mas tem crescido de forma tão assustadora que já superou o volume de vírus de computador. Diariamente, quase 8 milhões de e-mails de phishing são disparados para usuários de todo o mundo, em especial do Brasil e dos Estados Unidos.

Segundo o especialista em segurança digital, entre as precauções que os usuários deve adotar estão nunca fazer downloads de software desconhecido a partir de e-mails que não reconhece; procurar sempre digitar o endereço (URL) da página web a que pretende acessar; ao comprar pela internet, jamais passe dados pessoais ou financeiros por e-mail; e checar se o "cadeado" apresentado pelo site realmente refere-se a identidade apresentada, entre outras medidas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 386 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal