Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/12/2007 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dell abre processos contra a falsificação de domínios


A Dell iniciou uma batalha legal contra várias entidades que registaram mais de 1100 sites utilizando domínios semelhantes aos da fabricante. Entre os visados incluem-se nomes como BelgiumDomains LLC, CapitolDomains LLC, DomainDoorman LLC, Netrian Ventures, entre outros.

O processo foi iniciado na Flórida debaixo de algum secretismo para que os acusados só tomassem conhecimento do caso após a notificação, uma estratégia que lhes impedia a destruição das provas de cybersquatting. Após este processo, que envolveu a apreensão de computadores, servidores e outros materiais no escritório das entidades acusadas, a Dell indicou que poderia ser quebrado o sigilo do processo.

Agora que o caso é público, sabe-se que a fabricante norte-americana quer uma indemnização que pode ir de 100 mil a um milhão de dólares. Em causa estão os milhões de dólares que estas empresas ganharam com o registo de domínios que encaminhavam os utilizadores para outras páginas sempre que estes se enganavam a escrever um endereço. Ou seja, se um utilizador escrevesse "dwll.com", provavelmente iria ter a uma página existente mas que não pertencia à Dell.

Neste caso a fraude denomina-se typosquatting, isto porque os utilizadores aproveitam-se de erros de escrita do utilizador para registrar estes domínios e obterem lucros através de publicidade pay-per-click.

É de referir ainda que a Dell acusa ainda as empresas de infringirem a lei do ICANN que permite o registo de domínios e colocação de anúncios pay-per-click durante cinco dias para determinar se a empresa lucrará com estes anúncios. O que aconteceu nestes casos foi que, após esses cinco dias, as empresas ao invés de adquirirem o domínio optavam por um nova nova entidade que registasse endereços.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 254 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal