Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

02/11/2013 - Diário da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes no templo

Por: Nayara Reis


De acordo com a IstoÉ, membros da Mundial chegaram a clonar carnês para desviar o dinheiro que era arrecadado dos fiéis nos cultos. O dirigente que passou às informações a revista, diz que, ao manobrar seu carro na saída de um culto, uma fiel bateu no vidro para alertar que pessoas traíam a confiança do líder evangélico. Ele conta que ela fez isso para contar de uma falsificação que estava sendo realizada de maneira grosseira. A conta que havia no carnê de pagamento, não era da igreja. Falsos carnês estavam sendo distribuídos e o dinheiro era desviado.

Em São Paulo, o líder evangélico é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil. A revista revela que desde janeiro de 2013, diligências feitas pelo Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec) e pela Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Fazenda, da Polícia Civil, apuram um suposto crime de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos ou valores.

O pastor Manoel Nazareno, explica que pessoas curiosas perguntam sim, a respeito dos fatos ocorridos na direção da igreja, no entanto ele explica que os fiéis não questionam: “Como já diz o nome são fiéis. Em todas as igrejas existe uma direção, pessoas que se responsabilizam por afazeres. Se há perda de confiança, se alguém é desleal como alguns pastores foram, é desligado, não ha outra atitude”. Ele diz que é como num casamento, deve haver confiança e se isso não acontece as coisas não dão certo. “O tempo é que diz quem somos então vamos esperar, ele vai mostrar quem está errado.”

Manoel diz que considera toda essa polêmica positiva, tendo em vista que dessa forma a Igreja é mais vista pelas pessoas. “Acho que tudo isso nos favorece de certa forma, porque assim estamos na mídia. A igreja acaba sendo mais divulgada. Acho positivo que as pessoas queiram saber mais sobre as coisas, que desconfiem, não acho que devemos aceitar tudo o tempo todo, é assim que sabemos o que é bom e o que é ruim. Não fico indignado com essa situação”, diz.

De acordo com a reportagem da IstoÉ a Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Edir Macedo, estaria tentando ficar com horários até então da IMPD, a Universal é vista como concorrente direta da igreja do apóstolo Valdemiro. Ainda de acordo com a publicação, uma das lideranças da Mundial citou que a igreja foi pega em uns momentos de fraqueza, mas que mesmo assim ainda estão acontecendo altos investimentos. “Gastamos R$ 300 milhões com templos ultimamente e vivemos um tempo de estruturação e amadurecimento.”

FiEl à IMPD

A igreja tem realmente muitos frequentadores, a obra constituída por Valdemiro é nesse aspecto solida, tendo em vista que, todos iriam a IMPD com templos grandiosos ou não. A igreja também conhecida pelos casos de cura, tão falados nos canais de TV e no próprio templo, tem uma legião a seu favor. Segundo os fiéis essa cura não é de Valdomiro ou do Pastor, mas sim de Deus, e não há enganação, cada um crê no que quer, o credo das pessoas é uma opção.

A comerciante Divina Batista de Souza, 52, é obreira na IMPD, ela diz que frequenta ha quatro anos e há um ano e três meses é obreira, costumava ir à outra congregação, mas depois de um período se afastou da igreja que frequentava há 16 anos. “Nesta que eu ia há tanto tempo eu não aceitei Jesus, lá não tem células só o pastor e pronto. Saí dessa igreja e fiquei afastada por um tempo até que entrei em depressão”.

A comerciante diz que não tinha mais vontade de frequentar nenhuma igreja, até que numa madrugada estava sem sono e assistindo TV sintonizou no canal onde passava a programação da Mundial. “Achei interessante, no primeiro dia que fui a essa igreja não fiquei muito tempo, mas no segundo já gostei mais e passei a frequentar. Fui liberta da depressão por Deus”, explica.

Ela passou cerca de seis meses fazendo uma preparação para se tornar obreira e consegui isso há cerca de um ano. “Aceitei Jesus, ajudo as pessoas na igreja, como obreira nossa função é essa. Chegamos um pouco antes e saímos depois dos visitantes e fiéis, vamos até as pessoas que precisam da nossa ajuda”.

Divina não acredita no que está sendo falado sobre a Igreja Mundial, ela considera que tudo não passa de mentiras. “Não estamos fechando templos pelo contrário estamos abrindo. O Canal 21 foi trocado, agora é o Edir Macedo, mas já estão providenciando outro canal, amanhã mesmo já vamos ter uma pregação pela Rede TV”, diz. Ela ainda diz que a igreja que mais atrai pessoas é a do apóstolo Valdemiro Santiago: “Não se vê manifestações nossas com menos de 500 pessoas. Acho que pessoas ruins existem em qualquer meio, não é porque é pastor que não vai fazer algo de errado. Precisam tirar só isso, tem pessoas pra tudo em toda religião”, diz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 125 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal