Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

29/10/2013 - Diário do Vale Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia Civil investiga ação de quadrilha de estelionato em Volta Redonda


A equipe de investigação da 93ª DP (Volta Redonda) está apurando a possível ação de uma quadrilha de estelionato na cidade. O grupo é suspeito de invadir sistemas bancários e realizar saques de quantias que variam entre R$ 18 mil a 60 mil, utilizando informações de terceiros - na maioria das vezes falsas -, com o objetivo de realizar transferências ilícitas para contas particulares. Cerca de dez envolvidos já compareceram à unidade para prestar depoimento, porém negaram envolvimento com o crime.

O delegado Antônio Furtado afirmou que a desconfiança foi provocada pelo número de casos de estelionato com as mesmas características - vítimas relatando que tiveram quantias subtraídas da conta bancária. O policial afirmou que ainda não é possível afirmar que se trata de ações feitas por crackers (indivíduos que utilizam o conhecimento sobre informática para cometerem crimes).

- Os crackers decifram as transações que ligam o banco ao cliente e quebram o sigilo entre as partes, e ainda não sabemos se as informações pessoais são obtidas desta forma. Sabemos apenas que o único objetivo é desviar dinheiro. Já estamos trabalhando neste caso há cerca de seis meses e já identificamos várias pessoas, que sempre negam envolvimento com a transferência. Percebemos que isso estava existindo em função de um banco que estava sendo vítima da ação desses criminosos. A maioria dos clientes lesados foi dessa empresa, que por enquanto terá o nome mantido em sigilo - afirmou.

O foco da investigação no momento, segundo Furtado, é destinado às pessoas que comparecem ao banco para realizarem o saque. Segundo ele, os mentores fazem a transferência ilegal e os comparsas vão até a agência para finalizar o crime.

- O problema é que eles falam que emprestaram a conta para um conhecido, porém afirmam que não sabiam das suas reais intenções. Esses mentores, muitas vezes, não são crackers, e conseguem as informações se aproveitando da distração dos clientes. As pessoas ainda continuam fornecendo as informações de uma maneira muito fácil. A população tem que desconfiar de tudo, principalmente dos dados solicitados através da internet. Às vezes nem é necessário quebrar o sigilo, já que os dados são obtidos por meio de golpes muito mais simples - enfatizou.

Furtado ainda disse que os artifícios utilizados pelos criminosos para conseguirem as informações são variados, citando os mais registrados:

- Algumas pessoas se aproveitam da dificuldade de alguns clientes para oferecer ajuda e, desta forma, acabam tendo acesso à senha da vítima. A partir daí, o golpe fica fácil. Infelizmente esse crime é muito aplicado em Volta Redonda, e continua fazendo muitas vítimas. A polícia permanecerá investigando o caso até que a quadrilha seja presa por provas ou em flagrante. Uma hora eles irão acabar falhando durante a ação - concluiu.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 67 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal