Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

25/10/2013 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação em 3 Estados combate fraudes em exportações de gado


Um ação conjunta entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal na manhã desta sexta-feira combate um esquema de fraudes em exportações de gado nos Estados do Pará, Minas Gerais e São Paulo. Após dois anos de investigação, a Operação Berrante cumpre 30 mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir até a delegacia para prestar depoimento).

A investigação começou há aproximadamente dois anos após denúncia de autoridades americanas sobre a ocorrência de crimes contra a ordem tributária nacional, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraudes cambiais, entre outros. A estimativa é que mais de US$ 150 milhões tenham sido enviados ao exterior por meio do esquema fraudulento.

De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que exportadoras brasileiras, em conluio com importadores venezuelanos e empresas sediadas nos Estados Unidos e Reino Unido, teriam superfaturado valores de frete nas exportações de boi vivo. O objetivo era reduzir a receita líquida, além de viabilizar a remessa de recursos ao exterior, sob a falsa premissa de pagamento de despesas de frete.

As exportações de boi vivo para a Venezuela, feitas pelas empresas investigadas, totalizaram cerca de US$ 2,6 bilhões no período de 2007 a 2013, representando aproximadamente 60% das exportações brasileiras desse produto.

Cerca de 40 servidores da Receita Federal e 120 policiais federais participaram da operação. O nome Berrante faz referência a uma corneta feita de chifres de boi utilizada por vaqueiros para chamar o gado no campo e no transporte por intermédio de comitivas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 81 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal