Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/11/2007 - Jornal Umuarama Ilustrado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Presa quadrilha que aplicava golpes em empresários do Sul do Brasil


A Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prendeu, na manhã desta sexta-feira (30), uma quadrilha acusada de aplicar golpes em empresários e realizar financiamentos com documentos falsos no Sul do Brasil. Foram presas nove pessoas e cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Curitiba, Matinhos, e Blumenau (SC). Foram apreendidos também veículos, cheques, documentos de identidades, computadores, notebooks e artefatos para realizar falsificações de documentos.
Entre os presos está Nabih Roberto Awada, 46 anos, suspeito de ser o mentor da quadrilha e colega, Márcio José Fogaça, 32, que utiliza também o nome de Márcio Gonçalves Fogaça. Os dois já haviam sido presos em 2000 pela Polícia Federal, por possuírem uma fábrica de moedas de R$ 1,00. Eles cumpriram seis anos de pena e estavam em liberdade condicional.
“Prendemos o núcleo da organização. É um grupo conhecido pela polícia, descobrimos contra eles sete inquéritos já instaurados por crimes de estelionato. Eles se tornaram especializados, com força e poder econômico para aplicar os golpes”, contou o delegado Marcus Vinicius Michelotto, chefe da DEDC.
De acordo com o delegado, as investigações iniciaram há dois meses, com um golpe aplicado na venda de uma mansão no valor de dois milhões e meio de reais. “A vítima procurou a polícia e contou que havia realizado todos os trâmites da venda da casa com Nabih e mais um homem conhecido como Alemão, que se apresentou como comprador. Nabih pediu então a ela o adiantamento da comissão que receberia. Ela deu um cheque de R$ 5 mil para ele e depois acabou descobrindo que tudo não passava de um grande golpe”, contou o delegado Michelotto.
Além deste crime, segundo a polícia, a quadrilha aplicava o chamado Golpe do Três em Um. “Eles diziam a empresários que tinham uma quantidade de dinheiro desviado do Banco Central, por conterem algum tipo de defeito, ou de caixa dois de campanhas eleitorais e diziam que não podiam ficar com este dinheiro por causa da numeração marcada, mas que trocariam na base de três para um, com o empresário. Quando o empresário chegava com o dinheiro para trocar, era assaltado pelos integrantes da quadrilha”, contou o delegado.

FINANCIAMENTOS

A polícia acusa a quadrilha também de falsificar documentos, abrir contas em banco com estes documentos em nome de laranjas e depois disso realizar financiamentos principalmente de veículos, que jamais seriam pagos posteriormente.
A quadrilha está sendo acusada de crimes como formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documento público e particular. “Durante a ação para desmantelar a quadrilha contamos com o apoio do juiz da Vara de Inquéritos Policiais, Pedro Sanson Corat e da Promotoria de Inquéritos Policiais, para tomar as medidas necessárias contra a quadrilha”, contou o delegado. A Delegacia de Estelionato pretende agora identificar mais um dos integrantes da quadrilha, conhecido como “Alemão”, acusado de ser co-autor no crime de estelionato da compra da mansão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 385 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal