Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

18/10/2013 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Como saber quando um antivírus é falso?


Os hackers estão sempre à procura de novas formas de enganar as suas vítimas. Uma das linhas de defesa para proteger o nosso dinheiro e dados pessoais é mantermo-nos atentos a possíveis enganos ou fraudes. Um desses casos é o dos falsos antivírus, que se escondem em sites, aparentando ser produtos autênticos para que os utilizadores mais incautos os descarreguem e instalem.

Por vezes, ao navegar na Internet aparecem pop-ups a anunciar um software antivírus que supostamente detectou no seu computador, smartphone ou tablet a existência de malware. A mensagem pede então ao utilizador que siga determinados passos para solucionar o problema o quanto antes.

Banners, janelas pop-up ou links, são algumas das formas adoptadas para enganar os utilizadores que procuram na Internet uma solução de segurança. Se a vítima cai na armadilha, pedem-lhe que pague uma quantia em dinheiro e infectam o computador com diferentes programas maliciosos, que roubam a informação confidencial, incluindo as credenciais bancárias.

Os utilizadores do Android devem ter especial cuidado porque, nos últimos três anos, tem aumentado consideravelmente o número de antivírus falsos dirigidos a esta plataforma.

Como diferenciar uma solução autêntica de uma falsa?

Nunca instalar um programa ou software sem antes pesquisar a reputação da empresa que o comercializa. Mas mesmo depois desta verificação nada é seguro. Ainda que a página pareça fiável, pode esconder um malware e, sem o saber, o equipamento do utilizador passa a fazer parte de uma botnet. Quanto mais informação conseguir recolher sobre o site e sobre a solução antes de a instalar, melhor. É muito importante pesquisar antes de tomar uma decisão.

Ajustes de segurança

Depois de investigar e instalar o antivírus de confiança é necessário definir ajustes de segurança e activar o firewall para estar seguro nas redes locais e na Internet. O Kaspersky Internet Security 2014 oferece dois firewalls que monitorizam o tráfego de entrada e saída, ao mesmo tempo que proporcionam uma capa de segurança extra.

Deve também definir o antivírus para que se instalem automaticamente as últimas versões do produto. Esta ferramenta realizará a instalação em segundo plano, sem interferir no funcionamento do sistema.

É, ainda, importante aproveitar as funções antiphishing, antispam ou antibanner incluídas na solução para manter afastados os antivírus falsos. Além disso, as regras de exclusão permitem uma navegação segura ao predefinir as páginas e fontes de confiança. Por último, não deve utilizar dois antivírus ao mesmo tempo. Se já existe um antivírus em funcionamento, não deve instalar um segundo.

Bom senso

Ainda que disponham de um bom antivírus, os utilizadores também devem contribuir para a sua própria segurança com uma dose de bom senso. Em primeiro lugar, há que aprender a usar o antivírus, familiarizar-se com as ferramentas e funcionalidades para identificar as mensagens falsas que, por exemplo, pedem credenciais bancárias. Não se deve esquecer que um bom antivírus nunca solicitará um número de cartão de crédito para actualizar a versão ou realizar qualquer tipo de actividade básica.

Precaução

É importante manter-se informado sobre as últimas ameaças que aparecem online. A Kaspersky Lab está permanentemente informada de tudo o que aparece de novo em termos de malware e ameaças à informação dos utilizadores e proporciona conselhos que o ajudam a proteger-se. A Kaspersky Lab oferece também uma ferramenta gratuita que permite analisar o equipamento em busca de malware.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 52 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal