Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

21/10/2013 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Vila Nova de Gaia: Tinha 380 mil € em notas falsas

Por: Nelson Rodrigues

Alexandru Todirosau, de 46 anos, foi apanhado pela Polícia Judiciária com 1897 notas de 200 euros. Falsificação considerada praticamente perfeita.

A falsificação era praticamente perfeita. A qualidade do papel utilizado era tão alta que as notas até passavam nas máquinas de contagem de dinheiro. Durante muito tempo, as notas falsas circularam no País, mas a 19 de fevereiro a PJ do Porto conseguiu prender Alexandru Todirosau, de 46 anos e de nacionalidade moldava, colocando assim um ponto final no esquema de falsificação.

O arguido, que está em preventiva, começa a ser julgado já no próximo mês no Tribunal de Gaia. Responde por um crime de passagem de moeda falsa e falsificação.

Na altura da detenção do suspeito, a Judiciária conseguiu apreender 1897 notas de 200 euros falsificadas, num valor total de cerca de 380 mil euros. Foi a maior apreensão mundial daquele tipo de falsificação.

De acordo com o Ministério Público (MP), as notas tinham apenas uma ligeira diferença na marca de água, que só foi detetada depois de serem submetidas a um rigoroso exame laboratorial.

Alexandru Todirosau pertencia, segundo acusação, a uma rede internacional de passagem de notas falsas que atua há mais de 10 anos. No dia da detenção, a PJ recebeu uma chamada anónima dando conta de que, no parque de estacionamento de um hotel, em Gaia, estava um homem a retirar da bagageira de um Audi vários maços de notas e que os tinha entregado a outro indivíduo (que não foi identificado durante a investigação). De imediato os inspetores acorreram ao local e fizeram vigilância à zona, acabando por deter o suspeito horas mais tarde.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 71 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal