Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/11/2007 - Extra Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BC e Coaf querem apertar controle sobre cartões de saque usados por empresas

Por: Jailton de Carvalho


ITAIPAVA (RJ) - Representantes do Banco Central e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que participam da Encla, encontro que discute estratégias de combate à lavagem de dinheiro, vão propor instrumentos para facilitar a fiscalização do uso de cartões magnéticos corporativos para saques de dinheiro em espécie. Esses cartões estão sendo lançados no mercado e servem apenas para saques em espécie. Diferentemente dos demais cartões, eles não sofrem qualquer tipo de vigilância do sistema financeiro e são exclusivos de pessoa jurídica.

Grande quantidade desses cartões foi apreendida na Operação Aquarela, uma investigação do Ministério Público de Brasília que resultou na renúncia do então senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), no primeiro semestre deste ano. Segundo os procuradores, os cartões eram usados por duas empresas para pagar propinas a integrantes da organização acusada de fraudar contratos do Banco de Brasília (BRB). Na época, os cartões foram batizados de "vale-corrupção". De posse deles, o usuário fazia saques de qualquer valor sem se identificar. Até o momento, esses cartões foram lançados pelo Banco de Brasil.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 328 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal