Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

03/10/2013 - Gazeta Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Gesseiro é preso por aplicar golpe do cartão de crédito

Por: Patrícia Maciel

Somente uma das vítimas de Francisco Paulino Moura, 27, teve prejuízo de R$ 25 mil.

O gesseiro Francisco Paulino de Macedo Moura, 27 anos, foi preso em flagrante, suspeito de aplicar o golpe do cartão bancário. A uma de suas vítimas, que é mulher de um promotor de Justiça, o gesseiro teria dado um prejuízo de R$ 25 mil, segundo a polícia. Com ele, a polícia encontrou 30 cartões, de dois bancos diferentes.

A prisão aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (3), quando o suspeito tentava fazer mais uma vítima, junto com um comparsa, na fila de um caixa eletrônico de um supermercado em Itapoã, Vila Velha.

A filha do promotor estava na fila e percebeu que os dois faziam gestos um para o outro e achou a atitude suspeita. Como a mãe havia sofrido o golpe na semana anterior, a filha resolveu ligar para a vítima e perguntar a descrição dos golpistas, que batiam com as características dos homens que estavam no supermercado. A jovem avisou à gerência do estabelecimento, que acionou a segurança do local.

Quando os vigilantes chegaram à fila do caixa, os suspeitos estavam quase conseguindo pegar o cartão de uma mulher que tentava usar o caixa. Ao perceber a presença dos seguranças, um dos suspeitos fugiu, mas Francisco acabou detido. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o gesseiro para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha.

De acordo com o cabo Harllynton Suhet, Francisco confessou que pratica os golpes e que faz parte de uma quadrilha. O suspeito também disse aos militares que morava em Brasília e estava hospedado em Guarapari desde quarta-feira (2).

Procurado pela reportagem, Francisco negou as acusações. Ele disse que os cartões de crédito estavam com o rapaz que fugiu. Francisco não deu mais explicações.

Em depoimento à Polícia Civil, o gesseiro negou tudo. Ele foi autuado por furto qualificado pelo delegado Renan Moreira. Depois, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

Golpista trocavam cartão das vítimas por outro, na fila do caixa eletrônico

Segundo a polícia, para conseguir os cartões de crédito das vítimas, os golpistas agiam sempre em dupla. Um deles colocava uma fita máquina, o que impedia a leitura do cartão. Após fazer algumas tentativas, os clientes desistiam. Era aí que a dupla agia. Um dos golpistas abordava a vítima e dizia que tinha passado pelo mesmo problema e sabia como ajudar. A vítima aceitava a ajuda e entregava o cartão ao criminoso.

O golpista trocava o cartão da vítima por um outro cartão, inválido. Eles levavam sempre muitos cartões, para ter opções de cores e modelos na hora de substituir o objeto. O criminoso colocava o cartão da vítima no bolso e, após fazer mais tentativas no caixa, devolvia o cartão errado.

As vítimas, normalmente, só percebiam a troca algum tempo depois, quando os bandidos já haviam feito saques e compras com os cartões.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 128 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal