Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

30/09/2013 - @ Verdade Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Alunos repetem classes por suspeita de fraude em Nampula


Um número não especificado de alunos que frequentavam a 9ª, 10ª, 11a e 12ª classes deverão repetir as classes por suspeita de fraude na Escola Secundária de Nampula. No fim do ano lectivo de 2012, os visados foram considerados aprovados. Porém, no segundo trimestre deste ano, os seus resultados foram anulados pela direcção do mesmo estabelecimento de ensino.

Trata-se de um problema que envolve os directores de classes, responsáveis pedagógicos e a própria directora da escola. Os suspeitos de passagem enganosa negam repetir as classes e, neste momento, encontram-se nas suas casas como forma forçar a direcção da escola a rever a sua posição, uma vez que consideram que não têm nada a ver com a alegada fraude e os professores é que devem ser responsabilizados.

Aliás, os educandos dizem que por diversas vezes tentaram contactar a directora da escola, Judite Mussacula, para o esclarecimento do caso, porém, ela nunca se mostrou disponível.

Por exemplo, Açucena Candeeiro, transitou da 11ª para 12ª classe com média final de 11 valores. Contudo, deverá repetir a 11ª por falta de notas nas disciplinas de Tecnologia de Informação e Comunicação, Francês e Geografia na mesma classe, o leva a escola a suspeitar que a aluna não tenha frequentado.

Açucena Candeeiro contou-nos que na turma A6, onde estudava, quinze alunos foram abrangidos pela mesma medida e encontram-se nas suas casas porque não concordam com a decisão tomada pela direcção da Escola Secundária de Nampula.

O @Verdade contactou a dirigente daquela instituição, Judite Mussacula, mas esta recusou esclarecer o que se passada entre os queixosos e a sua escola. “Não vou falar sobre este assunto”, disse-nos, de seguida deu costas ao nosso jornalista e dirigiu-se para o seu gabinete de trabalho.

Entretanto, um dos professores que leccionam na escola em alusão lamentou o facto e referiu que não se trata de uma situação nova. Tem havido fraudes protagonizadas por um grupo de docentes e a própria directora por causa de dinheiro. “Já assistimos casos em que a directora da escola ordena a fixação de pautas sem ela assinar, o que facilita a introdução de nomes de alunos que não estejam inscritos no sistema e outros que não participam nas aulas…”.

Por sua vez, o chefe da Área Pedagógica nos Serviços da Educação, Juventude e Tecnologias (SDEJT) na cidade de Nampula, Belarmino de Sousa, disse que não tem conhecimento do assunto, mas o que os instruendos dizem não é novidade na Escola Secundária de Nampula.

A primeira vez que a sua instituição interveio num caso similar descobriu que se tratava de ajuste de contas e chantagem protagonizados por alguns professores e membros de direcção contra alunos que não tinham aceite comprar notas de passagem.

O entrevistado aconselhou aos alunos lesados a fazerem uma exposição através da qual pedem a intervenção dos SDEJT para investigar o caso. “Os alunos não são culpados nessa situação. A escola deve responsabilizar-se e enquadrar os alunos nas salas de exame, antes do final do ano lectivo”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 130 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal