Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

02/10/2013 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Papa reúne cardeais para livrar a Igreja da corrupção

Foram encerradas 900 contas no banco do Vaticano, entre as quais depósitos suspeitos das embaixadas do Irã, da Indonésia e do Iraque.

O papa Francisco se reuniu ontem pela primeira vez com os oito cardeais conselheiros visando a uma reforma da Igreja Católica, que ele pretende mais engajada socialmente, dialogue com os não-crentes e livre da corrupção. “É o início de uma Igreja concebida como uma organização não somente vertical, mas também horizontal”, explicou o sumo pontífice na Cidade do Vaticano, em uma longa entrevista publicada pelo jornal La Repubblica, de Roma.

Ele lamentou que haja “uma visão muito vaticanocêntrica que ignora o mundo ao seu redor”. Acrescentou que fará o possível para mudar isso. Foi na sua biblioteca particular que Francisco deu início à reunião de três dias com os oito cardeais, de acordo com ele, conselheiros, que “não são cortesãos, mas sábios”. Sinal de que a colegialidade está na ordem do dia, os oito prelados devem analisar 80 documentos que resumem várias propostas.

Ao mesmo tempo, outro sinal de abertura: pela primeira vez em sua história, o Instituto para as Obras de Religião (IOR), o banco do Vaticano, publicou ontem a relação dos depositantes de 2012 em novo site. Segundo o jornal Corriere della Sera, de Milão, o banco decidiu encerrar cerca de 900 contas, incluindo as de três embaixadas, do Irã, da Indonésia e do Iraque, em razão, segundo algumas fontes, de “suspeitas de lavagem de dinheiro e financiamento terrorista”.

Um porta-voz do IOR não confirmou nem negou a quantidade. Ele indicou que o encerramento dos depósitos não está ligado, necessariamente, a uma suspeita de atividade ilícita. A publicação da entrevista de três páginas concedida a um jornal de esquerda, antes da abertura da reunião para revitalizar a Igreja Católica, é em si uma revolução. Para isso, Francisco recebeu na semana passada na sua residência no Vaticano o fundador ateu do La Repubblica, Eugenio Scalfari, com quem já havia dialogado em colunas interpostas no jornal em setembro.

Nessa entrevista, o santo padre e o jornalista discutiram a fé e a descrença, os valores éticos, do clericalismo e do espírito, o marxismo, com espantosa liberdade de tom. O Concílio Ecumênico Vaticano II, de 1962 a 1965, lembrou, “decidiu olhar para o futuro com um espírito moderno. Os padres conciliares sabiam que a abertura à cultura moderna significava o ecumenismo religioso e o diálogo com os não crentes”.

“Desde então, pouco foi feito neste sentido. Eu tenho a humildade e ambição de querer fazer”, insistiu. O papacitou o cardeal jesuíta italiano Carlo Maria Martini, à frente dos reformistas e falecido em 2012, que havia acusado a Igreja de “ter 200 anos de atraso”. (das agências)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O papa Francisco deu início ontem à reunião do Conselho dos Cardeais no Vaticano para formular um projeto de reforma da Cúria Romana. Para ele, “os chefes da Igreja geralmente têm sido narcisistas, amantes da adulação e excitados de forma negativa por seus cortesãos”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 106 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal