Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

03/10/2013 - Amazônia Brasil Rádio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Politec adquire equipamentos para identificar falsificação de documentos

Por: José Maria da Silva


Um convênio firmado entre o Governo do Amapá e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) possibilitou a aquisição de equipamentos capazes de confirmar a autenticidade de documentos diversos e dinheiro.

São lupas e "mouses vídeo espectral", com capacidade para diferenciar cédulas de dinheiro falsas ou verdadeiras e também tickets refeição. Os equipamentos realizam exames grafotécnicos para identificação e autenticidade de assinatura, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros documentos suspeitos de falsificação.

Os aparelhos serão encaminhados às polícias Técnico-Científicas (Politec) dos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho e Santana para ajudar nas ocorrências em que há apreensão de algum tipo de documento que necessite de perícia.

"Essas ferramentas de ‘documentoscopia’ ajudarão a desenvolver nosso trabalho de forma mais rápida e objetiva em relação ao resultado. No interior do Estado existem muitas demandas de apreensão de dinheiro com suspeita de falsificação, e não tínhamos equipamentos para saber se era verdadeiro ou falso. Agora estamos preparados para qualquer situação", esclarece o diretor-presidente da Politec, Odair Monteiro.

As lupas podem identificar facilmente os fios de segurança nas notas de real e, em caso de falsificação, são detectadas imediatamente. O mesmo procedimento pericial é feito nos demais objetos. Os aparelhos são conectados a um computador e necessitam de programa específico para a operação.

De acordo com o diretor da Politec, "a parti de agora, os trabalhos de campo passam a ter um grande e importante aliado na elucidação de crimes de falsificação", garante.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 115 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal