Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2018 SOBRE FRAUDES E FALSIFICAÇÕES
Veja AQUI programação e promoções dos últimos treinamentos de 2018 da DEALL R&I
sobre Fraudes e Falsificações nos dias 14, 22 e 29 de novembro.


AFD SUMMIT
A maior Conferência de Investigação Corporativa & Perícia Forense da América Latina.
São Paulo dias 08-09 de dezembro de 2018


Acompanhe nosso Twitter

08/09/2013 - Tech & Net Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

E-banking: proteja-se contra as fraudes


A descoberta da ESET caíu que nem uma bomba: Dezenas de portugueses foram afetados por uma fraude em grande escala, tendo dado aos cibercriminosos as senhas de autenticação para entrada nas plataformas de e-banking. Como é que podemos proteger-nos contra este tipo de ciberataques?

Os cibercriminosos estão cada vez mais sofitisticados, mas o ataque desenvolvido a partir de 8 de Agosto mantém as regras usuais e apenas os mais desprevenidos estão a eles sujeitos. O malware Hesperboot não se limita a roubar as senhas de autenticação nas plataformas e-banking de algumas das principais instituições bancárias portuguesas. Ao descarregar o troiano, este toma conta do smartphone das vítimas, possibilita aos criminosos acesso a todas as operações desencadeadas, permitindo-lhes assim continuar a roubar informação confidencial.

Os malware infeta os dispositivos com sistemas operativos/operacionais Android, Symbian e Blackberry. Os que têm smartphones onde corre o iOS ou o Windows Phone estão para já a salvo.

Em Portugal, a tentativa de fraude começa através de um mail que supostamente foi enviado da Portugal Telecom. O mail é falso e quando aberto e seguido o link, instala o troiano. Conta a ESET – que descobriu o ataque – que “os ficheiros de configuração contêm código HTML malicioso que é inserido nas páginas oficiais das instituições bancárias quando elas são visitadas a partir de uma máquina infectada”. Além do mais, todos os contactos de email são transferidos para um servidor, o que permitirá aos cibercriminosos continuar com o esquema e encontrar novas vítimas.

O ataque começa com um esquema de phishing. Os cibercriminosos enviam um falso mail com um ficheiro de dupla extensão, ou seja, os mais crédulos lêem apenas o PDF e abrem-no para o ler, mas o ficheiro é um executável e a verdadeira extensão é PDF.EXE.

Também aqui, a aposta deve ser feita na prevenção e ela começa por instalar um anti-virus no seu smartphone. Existem várias alternativas no mercado e algumas são gratuitas. Independentemente da aposta que faça, este é um passo fundamental para ficar com o seu smartphone protegido.

O segundo passo é não abrir nenhum ficheiro (a não ser aqueles de que estava à espera vindos de um determinado destinatário) no smartphone. Espere por chegar a casa e abra-os no PC, mas não sem antes correr o anti-virus.

E depois não se esqueça que nenhuma instituição bancária lhe pede para confirmar dados de acesso. Não o fazem de nenhuma forma: nem por telefone, nem por email ou SMS.

E se não tiver a certeza se foi ou não alvo deste (ou de outros) ataque, corra imediatamente o anti-virus em todos os seus dispositivos. Mais uma vez, pode recorrer às soluções online disponibilizadas por quase todas as empresas de segurança.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 141 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal