Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FRAUDES NAS EMPRESAS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 26/04 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

12/08/2013 - PC World Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Kaspersky alerta: sites alteram boletos vencidos e roubam dinheiro de vítimas

Páginas supostamente fazem o cálculo de boletos bancários vencidos, mas, de fato, geram um documento com a finalidade de desviar o pagamento para uma conta pertencente a golpistas.

Uma nova tática de fraude financeira online foi identificada pela empresa de segurança Kaspersky Lab. Segundo especialistas da companhia, cibercriminosos estão apostando em sites falsos que supostamente fazem o cálculo de boletos bancários vencidos, mas que na verdade geram um documento com a finalidade de desviar o pagamento para uma conta pertencente a golpistas.

A demanda por esse serviço fez com que os bancos criassem um sistema de cálculo de boletos vencidos em seus sites. O usuário que buscar o sistema no Google pode acabar acessando um site fraudulento criado por criminosos – a Kaspersky Lab encontrou dois deles.

Para divulgá-los os golpistas usam campanhas de Adwords do Google.

O site malicioso irá solicitar à vítima informações sobre o boleto legítimo, com a proposta de alterar a data vencida. Porém, o boleto gerado terá o código de barras e linha digitável de uma conta pertencente ao cibercriminoso.

A vítima paga o boleto achando que está quitando a dívida, mas acaba transferindo o dinheiro ao cracker.

Essa não é a primeira vez que cibercriminosos brasileiros usam esquemas que alteram boletos bancários. Em abril, o site especializado em segurança Linha Defensiva, identificou um vírus que altera os números da linha digitável e corrompe o código de barras - o que impede o seu uso.

Tanto o valor quanto o vencimento permanecem intáctos, bem como o logotipo do banco - o que impede que a vítima descubra a fraude facilmente. Por conta disso, o usuário acaba por pagar o boleto falso, que faz com que o dinheiro seja creditado na conta do fraudador.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 162 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal