Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/11/2007 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

E-mail falso sobre acidente de Tony Ramos distribui vírus


SÃO PAULO - Um e-mail falso circula na internet com a notícia de que o ator Tony Ramos, da Rede Globo, teria sofrido um acidente no Rio de Janeiro e estaria internado, respirando por aparelhos. A mensagem é enviada como se fosse comunicado oficial da rede de televisão e traz links maliciosos que, se clicados, levam a sites que podem conter vírus.

O remetente da mensagem é o endereço 'acidente.globo.mail@voxx.ws'. Abaixo do assunto "Toni Ramos fica soterrado no Rio", há um texto sobre o suposto acidente, uma foto de arquivo do ator (ainda de barba, para o personagem Miguel, da novela Laços de Família, exibida em 2000) e a "isca" para o internauta, a frase "Algumas imagens do acidente ".

O link aponta para um endereço desconhecido, que pode distribuir vírus e até iniciar o download de programas que infectam o computador.

O e-mail falso já circula há algum tempo na internet, pois aproveita o desabamento de terra sobre o túnel Rebouças, em outubro, como mote. A notícia diz que as chuvas causaram outro desabamento de terra que teria atingido Tony Ramos. Veja a mensagem falsa na íntegra (o texto foi reproduzido com a grafia original):

"O ator Toni Ramos sofre um acidente quase fatal em um desabamento de terra no Rio de Janeiro. Com as chuvas, muitos morros do Rio ficaram encharcados e com risco de desabar. O ator logo depois das gravações estava indo com seu carro para casa de amigos, onde foi pego de surpresa e fico soterrado por horas. O ator está internado e respira com aparelhos, mas de acordo com os médicos e questão de tempo que ele volte ao normal."

A assessoria da Rede Globo foi procurada, mas não respondeu aos telefonemas do estadao.com.br. O único pronunciamento da emissora sobre o e-mail falso foi publicado pelo colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, em seu blog.

Outras ameaças

É comum o envio de e-mails com notícias e serviços falsos que infectam o computador de usuários. Empresas como Microsoft, Yahoo, eBay, Submarino, Symantec e programas de TV como o Big Brother Brasil usam o apelo comercial para atrair cliques aos links maliciosos. Bancos são os maiores prejudicados com a distribuição de spams.

Em setembro deste ano, a Receita Federal soltou um alerta para e-mails falsos distribuídos em seu nome. A mensagem dizia que houve problemas na restituição do Imposto de Renda do usuário e oferecia um link para consulta da quantia depositada na conta. A aparência do e-mail seguia fielmente o planejamento visual adotado pela Receita Federal, com logotipos da instituição e do Ministério da Fazenda.

Outro spam distribuído recentemente envolvia o navegador Internet Explorer e o leitor de e-mails Outlook Express, ambos da Microsoft. O e-mail falso noticiava o lançamento de novas versões para os softwares e solicitava ao usuário que clicasse em um link para atualizar os programas no computador. O link instalava um vírus.

Veja outros exemplos de e-mails falsos no fórum do portal Digidesign.

O que fazer

Não há procedimento padrão, mas internautas devem sempre desconfiar do conteúdo de e-mails vindos de remetentes desconhecidos. Veja algumas dicas do fórum Tutomania:

1 - Desconfie de ofertas generosas - É improvável que bancos, lojas ou sites ofereçam presentes apenas ao clicar em determinado link.

2 - Desconfie do endereço - Analise o e-mail do remetente com cuidado e o link presente na mensagem. Há endereços muito parecidos com os reais (por exemplo: 'www.receita.fazenda.com.br', quando o original é ".gov.br")

3 - Não clique em links cujo final termina em ".exe" - Arquivos executáveis podem instalar programas maliciosos. O mesmo serve para finais ".src", ".bat" e ".zip".

4 - Repare nos erros - Problemas de ortografia e gramática são comuns em e-mails falsos. Repare que Tony Ramos foi escrito erroneamente com "i" no spam sobre o suposto acidente.

5 - Nunca faça downloads - A não ser que o remetente seja conhecido e não restem dúvidas da idoneidade, não baixe arquivos para o computador.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 398 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal