Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2018 SOBRE FRAUDES E FALSIFICAÇÕES
Veja AQUI programação e promoções dos últimos treinamentos de 2018 da DEALL R&I
sobre Fraudes e Falsificações nos dias 14, 22 e 29 de novembro.


AFD SUMMIT
A maior Conferência de Investigação Corporativa & Perícia Forense da América Latina.
São Paulo dias 08-09 de dezembro de 2018


Acompanhe nosso Twitter

31/07/2013 - Jornal Luzilândia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia prende quadrilha suspeita de falsificar CNHs no interior do Piauí

Bando agia principalmente na Zona Rural das cidades da região Norte. Segundo a polícia, mais de 50 vítimas já compareceram ao distrito.

Depois de quase um mês de investigações, a Polícia Civil em José de Freitas, a 48 quilômetros ao Norte de Teresina, prendeu nessa quarta-feira (31) dois homens suspeitos de envolvimento em um esquema de venda e falsificação de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Os integrantes da quadrilha foram presos em flagrantes no Centro da cidade.

Segundo a delegada Georgiana Karine Cardoso, os presos, identificados como Nelchisedec da Silva Lira, de 34 anos, e Francisco Waldson da Cunha Sampaio, de 40 anos, vendiam as CNHs falsas com a informação de que os documentos teriam prontuários e seriam emitidos pelo Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) e existe suspeita de que o golpe era aplicado em várias cidades do estado.

“As investigações iniciaram após uma denúncia anônima de que os suspeitos estavam vendendo as carteiras falsificadas. Com eles foram apreendidos mais dinheiro, diversas cópias de RG, CPF, comprovantes de residências, assinaturas em folhas em branco e em testes de aptidão física e mental semelhantes aos que são utilizados em clínicas médicas credenciadas pelo Detran, os quais seriam utilizados na confecção da CNH. Também foram encontrados aparelhos celulares, chips e pen drives”, disse.

A delegada contou que, ao chamar as vítimas para fazer o reconhecimento dos suspeitos, a polícia constatou que haviam outros envolvidos no esquema de falsificação, uma vez que a vítima informou que outras pessoas eram responsáveis por vender o documento. A partir de então, novos levantamentos foram feitos e a polícia identificou mais dois suspeitos. Parte do grupo teria participado da negociação da CNH apreendida com as vítimas, enquanto a outra parte era responsável por falsificar e levar as CNHs falsas.

"A quadrilha agia principalmente na Zona Rural das cidades da região de José de Freitas e mais de 50 vítimas já compareceram ao distrito para denunciar o bando. Os indiciados se aproximavam de pessoas interessadas e as aliciavam. Normalmente, fingiam que tinham influência dentro do Detran e passavam a imagem que tinham acesso aos servidores. Eles arrecadavam os documentos pessoais dos interessados, como RG, CPF e fotografia 3x4 e de algum modo imprimiam a CNH falsa, o que, aos olhos de um leigo, passava a imagem de ser original", explicou.

“O esquema era feito com pessoas de pouca instrução educacional, que não sabiam que tudo se tratava de um golpe. A quadrilha foi autuada pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, organização criminosa e adulteração de veículo automotor”, complementou a delegada.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 124 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal