Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/11/2007 - A Tribuna Mato Grosso Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

A profissão contábil: a era da evolução

Por: Lindomar Alves


Nas décadas de 70, 80 e 90 pouco sabia sobre os contadores, eles eram apenas algumas pessoas que registravam os fatos ocorridos nas empresas, tais como, compras e vendas de mercadoria, admissão e demissão de funcionários, nada além disso.

O contador ficava “enfurnado” em um escritório em meio de muita papelada e muitos documentos arquivados. E desse escritório ficavam aguardando as notas fiscais e os documentos das empresas para serem registrados. Mas, as necessidades das empresas foram aumentando ao longo dos anos. Com isso, o contador deixou de ser apenas aquele responsável pelo registro dos fatos ocorridos, “guarda-livros” como eram chamados nos primórdios da contabilidade, e começou a ser requisitado em muitas das atividades das empresas, passou a medir riscos das operações que elas faziam.

Hoje em dia, o contador é Auditor e Controller da Receita Federal, Perito Contábil e Fiscal do Ministério do Trabalho e da Secretária de Fazenda, ou seja, foi além dos registros dos fatos empresariais.

Apesar de ser um ramo da administração, alguns estudiosos dizem que o Contador é mais importante do que o próprio administrador de empresas para a própria empresa. Pois os contadores na ausência do administrador podem administrar com total capacidade uma empresa seja ela qual for, já um administrador de empresas jamais poderá assumir o “posto” do contador.

A evolução foi tanta na área da contabilidade, que o contador prevê risco nas operações das empresas, analisa gastos, corta gastos desnecessários, descobre fraudes, fazem controle de custos, dentre várias outras coisas.

Os contadores adquirem uma experiência muito grande de lidar com assuntos financeiros, prova disto é que a grande maioria dos gerentes de bancos brasileiros é contadora formada.

A evolução na profissão contábil está sendo tão grande que o número de jovens inscritos nos cursos de Ciências Contábeis está aumentando a cada dia que passa.

E como o número de empresas que está no anonimato (empresas não registrada nos órgãos competentes) está diminuindo é bom para a contabilidade, pois ela se fortalecerá e se fará presente ainda mais na vida das empresas. E para nós acadêmicos do curso de Ciências Contábeis isso é muito bom, pois nos darão oportunidades de trabalho quando terminarmos nossos estudos de graduação contábil.

Com toda essa evolução da contabilidade e com o aumento no “campo” de trabalho contribuiu para a colocação do curso de Ciências Contábeis bem próximo ao topo das melhores profissões.

A profissão contábil está em alta e arrisco dizer que se continuar a crescer tanto, se tornará uma das principais, senão a principal do Brasil. Arrisco ainda a dizer que o número de profissionais contadores excederá o número de profissionais advogados existentes no Brasil.

Termino dizendo a aqueles que desejam ser um contador no futuro: estudem muito e leiam bastantes livros de contabilidade, pois a base das Ciências Contábeis é a teoria. “Alguns professores do curso de Ciências Contábeis dizem que se aprender a teoria a prática é fácil.”


(*) Lindomar Alves da Silva Júnior é acadêmico do 4º Semestre de Ciências Contábeis - CESUR

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 242 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal