Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/07/2013 - Mídia News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cientistas americanos comprovam que é possível manipular memória

A experiência com os ratos pode levar a uma nova compreensão de como e por que as mensagens falsas se formam no cérebro.

Os cientistas estão aprendendo a manipular a memória. Parece ficção científica. Pesquisadores americanos comprovaram que é possível implantar falsas lembranças no cérebro.

Nossas memórias são armazenadas em grupos de neurônios, que podem ser comparados a peças de um quebra-cabeça. Quando nos recordamos de uma sequência de eventos, nosso cérebro reconstrói o passado a partir desses pedaços de informação.

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts criaram uma falsa memória para ratos no hipocampo, a área do cérebro responsável pela formação e armazenamento das experiências vividas.

Primeiro, os investigadores colocaram os animais em um ambiente seguro, que chamaram de Caixa A. Lá, identificaram os neurônios que armazenavam a memória do local.

Em seguida, transferiram os animais para outra caixa completamente diferente. E aplicaram choques nos pés dos ratos.

Ao mesmo tempo, estimularam artificialmente as células que armazenavam a memória da Caixa A. Assim, criaram uma associação ruim entre os choques elétricos e a Caixa A.

Quando os ratos saíram da Caixa B e voltaram para a Caixa A, os pesquisadores constataram que os animais exibiam respostas de medo aguçado, como se ainda estivessem na Caixa B.

A experiência com os ratos pode levar a uma nova compreensão de como e por que as mensagens falsas se formam no cérebro. E memórias pouco acuradas podem ter terríveis consequências. Pelo menos 160 pessoas que foram libertadas de cadeias nos Estados Unidos depois que exames de DNA comprovaram que foram vítimas de depoimentos equivocados de testemunhas oculares dos crimes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 131 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal