Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/11/2007 - Último Segundo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Delegados de 18 países criam a Ameripol


Bogotá, 15 nov (EFE).- Delegados de 18 países formalizaram na quarta-feira, em Bogotá, a criação da Ameripol, uma Polícia continental que terá como prioridade a luta contra o tráfico de drogas dentro de um conjunto de ações contra o crime transnacional, informaram hoje fontes colombianas.

Após dois dias de deliberações, os representantes policiais de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Paraguai, Uruguai, Peru e República Dominicana concluíram em Bogotá o Terceiro Encontro de Diretores de Polícias da América Latina e do Caribe.

Foi criada a Comunidade de Policiais da América, a Ameripol, cuja Presidência, para um período de dois anos, será ocupada pelo general e diretor de Carabineiros do Chile, José Alejandro Bernales Ramírez.

A secretaria executiva do organismo estará a cargo do diretor da Polícia da Colômbia, general Óscar Adolfo Naranjo, até 2010.

A partir de 2010, a secretaria executiva terá um titular a cada três anos.

A criação, organização e funcionamento da Ameripol serão "um instrumento categórico, efetivo, prático e permanente de cooperação em matéria de assistência técnico científica, inteligência e investigação", afirmaram fontes próximas à reunião.

Com isso, a entidade "busca o fortalecimento da capacitação, da doutrina e das filosofias policiais, a prevenção e neutralização do crime transnacional organizado".

Entre os crimes que serão combatidos pela nova corporação continental estão o tráfico ilícito de entorpecentes e de pessoas, o roubo e furto de veículos, a falsificação e a lavagem de dinheiro.

Também serão combatidos o tráfico de matérias radioativas e nucleares, de armas, munição e explosivos, os crimes de informática, o terrorismo e as novas ameaças associadas a aspectos econômicos, sociais, de saúde e ambientais, entre outros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 267 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal