Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIFICAÇÃO DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 16/08/2018 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

18/07/2013 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Opositor russo Alexei Navalny é condenado a 5 anos de prisão

Partidários afirmaram que sentença é perseguição política. Ativista liderou protestos contra o presidente Vladimir Putin.

O líder de oposição russo Alexei Navalny foi condenado a cinco anos de prisão por roubo nesta quinta-feira (18), uma pena inesperadamente dura que seus partidários disseram comprovar que o presidente Vladimir Putin é um ditador que governa pela repressão.

Navalny, um ativista anticorrupção que emergiu como líder da oposição nos maiores protestos contra Putin desde que o presidente assumiu o poder em 2000, tocou a mão de sua esposa Yulia antes de ser levado algemado pelos guardas.

Manifestantes gritaram "Vergonha! Desgraça!" do lado de fora do tribunal em Kirov, a cerca de 900 km a nordeste de Moscou. Alguns partidários de Navalny choraram e outros ativistas da oposição não esconderam sua raiva e indignação.

O Ministério Público pediu ao tribunal uma condenação de seis anos para Navalny, sob a acusação de organizar um esquema para roubar pelo menos 16 milhões de rublos (494.400 dólares) de uma empresa madeireira local quando ele estava aconselhando o governador da região de Kirov, em 2009.

Mas mesmo a sentença de cinco anos significa que ele não será capaz de disputar a próxima eleição presidencial em 2018 ou concorrer à prefeitura de Moscou, em setembro, como ele havia planejado. Alguns analistas políticos esperavam que o tribunal proferisse uma sentença em regime aberto para evitar a prisão, mas ainda impedir qualquer tentativa política.

"O tribunal, após examinar o caso, estabeleceu que Navalny organizou um crime... o roubo de propriedade em uma escala particularmente grande", disse o juiz Sergei Blinov, lendo rapidamente a sentença.

Navalny, de 37 anos e que acusou os governantes de "vigaristas e ladrões", ficou em silêncio, com uma expressão perplexa ao ouvir o veredicto.

União Europeia

A União Europeia expressou nesta quinta-feira sua preocupação após a condenação, afirmou que as acusações de desvio de fundos não foram confirmadas e considerou que levanta sérias preocupações sobre o Estado de direito na Rússia.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, "está preocupada com a sentença" e espera que a condenação seja "revisada durante o processo de apelação", informou seu porta-voz em um comunicado.

Os EUA também manifestaram preocupação com a sentença.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 183 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal