Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIFICAÇÃO DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 16/08/2018 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/07/2013 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação no CE e em SP prende 32 por estelionato

Por: Lusiana Freire

A quadrilha é acusada de clonar documentos e cartões de crédito para fazer compras milionárias no Ceará e em São Paulo

Trinta e duas pessoas foram presas ontem no Ceará e em São Paulo, acusadas de clonar documentos e cartões de crédito para fazer compras milionárias nos dois estados. Cinco carros de luxo e equipamentos eletrônicos, adquiridos com o dinheiro obtido nos golpes, foram apreendidos na operação.

Segundo o delegado Jocel Dantas, titular do Departamento de Polícia do Interior (DPI), a Polícia ainda investiga se imóveis em nome dos integrantes da quadrilha também foram comprados por meio da prática fraudulenta. Ele não soube informar quanto a quadrilha pode ter lucrado com os golpes. “Se sabe que chega a milhões, mas não posso precisar”. Segundo ele, também não se sabe quantas pessoas foram lesadas.

O bando vinha sendo investigado há cinco anos, conforme Dantas. Os criminosos obtinham dados pessoais das vítimas por meio de cadastros em comércios, fotocópias, Internet e clonagem de cartões de créditos com o uso de “chupa-cabras”. Com os documentos falsos, os acusados faziam empréstimos bancários e compravam veículos. Entre os carros adquiridos está uma Land Rover, apreendida em São Paulo.

Ainda de acordo com Jocel Dantas, a quadrilha agia principalmente em Itapipoca, mas as investigações apontaram participação em municípios próximos, como Tururu e Uruburetama. “O alvo principal das investigações é a cidade de Itapipoca. Lá, foram comprovadas clonagem de CPFs e outros documentos, e ainda empréstimos e compra de carros em nome de laranjas”, disse o delegado delegado Alexandre Ferraz, titular da delegacia de Amontada, que também acompanhou as investigações.

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara de Itapipoca, Gonçalo Benício. Vinte e seis pessoas foram presas no município de Itapipoca e seis em São Paulo.

Os seis presos em São Paulo são naturais do Ceará. Eles são considerados os principais membros da quadrilha, segundo Jocel. “A gente diz que eles foram para lá se especializar”, comenta. Um deles é Narcílio Domingos de Aguiar, considerado chefe do esquema. Até ontem, a Polícia havia informado o nome de 31 acusados (veja quadro).

Crimes

Os acusados foram presos pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documento público, fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. A Polícia investiga a participação de outras pessoas nos golpes e se os que já foram presos praticaram outros delitos.

Saiba mais

No Ceará, foram presos Emanuel da Cruz Silva; Regina Andréia Negreiros; Francisco Natanael Oliveira; Francisco Jocileudo Teixeira de Sousa; Francisco Wellington Teixeira de Sousa; Marciano Pires de Castro; Ricardo Alexandre Serafim Oliveira; Francisco Renato de Sousa; Luiz Teixeira de Sousa; Antonio da Mota Pires; Erandi Barbosa dos Santos; Sérgio Luiz Alves dos Santos; Maianara Oliveira; Geana Carla da Silva; Fabrine Moura Gomes; Rafael Soares do Nascimento; Francisco Aurione Castro; Wandeilson Coelho; Amarílio Teixeira dos Santos; Antonio Teixeira Pires; Francisco Jorge Ciríaco da Costa; Francisco Anísio de Sousa Santos; “Nirley”; Marcílio Pires de Sousa; Antonio Edísio Pires. Outra pessoa presa não teve o nome informado.

Em São Paulo, foram presos Narcílio Domingos de Aguiar; Daniele Domingos de Aguiar; Francisca Shirleyde Irineu Teodósio; Francisco Afonso Teixeira Aguiar; Amanda Alves de Menezes e Francisca Mardete Irineu Aureliano.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 166 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal