Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/11/2007 - Último Segundo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Muitos desenhos de Michelangelo seriam falsos, segundo estudo


LONDRES, 12 NOV (ANSA) - Alguns valiosos desenhos até agora atribuídos a Michelangelo, armazenados na Royal Collection, no British Museum e no Ashmolean Museum de Oxford (Grã Bretanha), em realidade não seriam obra do famoso escultor italiano.

Frank Zollner, Thomas Popper e Christof Thoenes, três especialistas das universidades de Leipzig e de Hamburgo (Alemanha), afirmam que muitos dos desenhos de Michelangelo não seriam originais, já que, segundo documentos de contemporâneos seus, o artista teria queimado a maioria de seus rabiscos e esboços.

Zollner, professor de Arte Moderna e Renascimento pela Universidade de Leipzig, declarou ao jornal inglês The Times que muitas pessoas já tentaram deturpar a verdade em relação aos desenhos do mestre italiano.

"Aqueles que procuram atribuir uma enorme quantidade de desenhos a Michelangelo são os mesmos que se fazem ativos no mercado da arte ou que trabalham como curadores em coleções que incluem muitas peças de Michelangelo", disse Zoller.

Entre os muitos desenhos sob suspeita de serem copias, está um esboço de "O Cristo Ressuscitado", armazenado na Royal Collection (a coleção de arte da casa real britânica). Segundo os especialistas, o desenho foi trocado algumas vezes por um outro esboço idêntico, de propriedade do British Museum. Isso indicaria que um deles é uma cópia.

Os dirigentes da Royal Collection reagiram à afirmação dos três acadêmicos, declarando que "não há razão para duvidar que os desenhos sejam de Michelangelo". Já o British e o Ashmolean Museum disseram ser favoráveis a um debate sobre o assunto.

Os três estudiosos devem publicar os resultados de suas pesquisas no dia 19 de novembro, no livro intitulado "Michelangelo: Complete Works" ("Obras completas", ndr).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 335 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal