Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


AFD SUMMIT

A maior Conferência de Investigação Corporativa & Perícia Forense da América Latina.
São Paulo dias 08-09 de dezembro de 2018


Acompanhe nosso Twitter

17/06/2013 - JC Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Juízes são investigados por fraudes em empréstimos na Paraíba

Por: Vanessa Silva


A corregedoria do Tribunal de Justiça instaurou, nesta segunda-feira (17), um inquérito para apurar o envolvimento de juízes e advogados paraibanos num suposto esquema de fraudes em empréstimos consignados. As irregularidades estariam ocorrendo nas cidades de Picuí e Barra de Santa Rosa, ambas no interior do Estado.

De acordo com uma denúncia gravada pela equipe do programa Fantástico, exibida no último domingo, um grupo de advogados da região convencia as vítimas a dar entrada na Justiça em ações contra os juros usualmente cobrados pelos bancos em empréstimos consignados. Por meio de liminares, os advogados conseguiam ganho de causa e então convenciam as pessoas a obterem um novo empréstimo. Os advogados, então, ficavam com o dinheiro desse novo contrato e a pessoa acabava assumindo as duas dívidas.

A corregedoria do Tribunal de Justiça deu início às investigações após desconfiar da quantidade de ações revisionais de contrato de consignação em trâmite nas cidades de Picuí e Santa Rosa. Nas cerca de duas mil ações, os clientes das instituições financeiras alegavam taxas abusivas de juros e pediam a suspensão do contrato de empréstimo, muitos após ter conquistado o direito de fazer um novo financiamento. As liminares eram sempre concedidas pelo mesmo juiz.

Um outro magistrado, detido em operação realizada pela Polícia Federal na Paraíba no mês de abril, também é suspeito de envolvimento no esquema. O Tribunal de Justiça pediu afastamento do juiz em exercício e o caso também foi encaminhado à Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB-PB).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 97 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal