Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2018 SOBRE FRAUDES E FALSIFICAÇÕES
Veja AQUI programação e promoções dos últimos treinamentos de 2018 da DEALL R&I
sobre Fraudes e Falsificações nos dias 14, 22 e 29 de novembro.


AFD SUMMIT
A maior Conferência de Investigação Corporativa & Perícia Forense da América Latina.
São Paulo dias 08-09 de dezembro de 2018


Acompanhe nosso Twitter

18/06/2013 - Jornal da Cidade de Aruja Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpista age em banco de Arujá


Na manhã de sexta-feira, por volta das 7h00, um cliente de um banco localizado no centro da cidade entrou para sacar dinheiro e notou que os caixas eletrônicos não estavam funcionando.

De repente, um homem apareceu oferecendo ajuda. Segundo o cliente, pegou seu cartão e começou a apertar vários botões. A operação não chegou a ser concluída na hora.

Mais tarde, o cliente voltou ao banco e foi checar o saldo de sua conta e, para sua surpresa, deu falta de R$ 1.500,00 na sua conta bancária. O cliente foi à delegacia de polícia registrar o BO e disse não lembrar das características do sujeito.

A polícia e o banco estão averiguando como foi que o golpista conseguiu furtar os dados do cartão.

Veja as dicas de Como se prevenir

Procure ir ao caixa eletrônico acompanhado e leve somente o cartão que vai utilizar.

Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo ou inoperante. Caso esteja inoperante, não insira seu cartão.

Se o caixa eletrônico ou o equipamento do banco no comércio estiver inoperante, não aceite a oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que eles se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para "clonar" (copiar os dados) cartões e obter senhas.

Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento de seus dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança.

Fora dos horários comerciais, prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.).

Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila.

Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.

Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades. Na dúvida, não faça a operação.

Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA.

Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla ANULA ou CANCELA e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Fique atento, pois, se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesse caso, não aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que afirmem trabalhar no banco. Também não digite a senha de seu cartão na máquina.

Cuidado ao utilizar telefones desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, a pessoa do outro lado da linha pode não ser funcionária do banco.

Tome especial cuidado com esbarrões, aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão magnético. Não saia do caixa antes de se certificar de que o cartão que lhe foi devolvido é realmente o seu.

Ao sair do caixa, olhe bem para todos os lados, e verifique se ninguém o segue.

Se você verificar algo estranho, cancele a transação, guarde seu cartão e deixe o local imediatamente. Vá para um local seguro e chame a polícia, caso suspeite de alguma atividade criminosa.

Não perca tempo. Quando completar a transação, guarde seu cartão e seu dinheiro imediatamente. Confira o dinheiro quando estiver num local seguro.

Desconfie de pessoas que organizam filas ou oferecem ajuda, principalmente aos sábados, domingos e feriados. Essas pessoas fazem-se passar por funcionários, inclusive com crachás.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 180 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal