Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/06/2013 - R7 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tentativas de fraudes contra bancos e financeiras aumentam 21% no 1º trimestre

Quadrilhas especializadas já tentaram aplicar 106 mil golpes.

As tentativas de fraudes contra bancos e instituições financeiras cresceram 21% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2012, aponta pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta terça-feira (4).

De janeiro a março deste ano, as quadrilhas especializadas tentaram aplicar 106.514 golpes contra 97.907 ocorrências no primeiro trimestre do ano passado.

A invasão das contas ocorre quando um fraudador consegue os dados bancários ou de cartão de credito do consumidor e os utiliza como se fosse o verdadeiro dono da conta. O fraudador solicita novos cartões de credito ou talões de cheques e, ao utilizá-los, deixa os gastos para a vítima.

O gerente corporativo da Serasa Experian, Celso Pinto, explica que há uma série de medidas preventivas. A primeira delas é a checagem das informações — como Nome, endereço, telefones, local de trabalho, renda e referências bancárias — do interessado no financiamento.

A verificação inclui listas de óbitos, uma vez que quadrilhas usam a identidade de pessoas falecidas para conseguir crédito.

O resultado final da fraude é o calote. Porém, há maneiras de diferenciar a inadimplência verdadeira daquela provocada pelo crime organizado, lembra a Serasa Experian.

— Isso impede o encaminhamento de CPFs de clientes com dados roubados aos órgãos de proteção ao crédito.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 98 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal