Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/06/2013 - Mídia News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Deputado denuncia fraude em licitações na Secretaria de Educação

Por: Laíse Lucatelli

Airton Português leva caso ao MPE e à Defaz; Ságuas vê perseguição em atitude.

O deputado estadual Airton Português (PSD) solicitou ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Fazenda Pública (Defaz) que investiguem suposta prática de improbidade administrativa na Secretaria de Estado de Educação.

Em ofícios protocolados na semana passada (29), Português denuncia que teria havido fraude nas licitações para reforma de escolas.

Com base em matérias dos jornais Centro-Oeste Popular (“Suposto favorecimento – duas empresas, mesmo dono e mesmo endereço, fatura milhões na Seduc”) e Circuito MT (“Farra na Seduc de Ságuas”), o deputado aponta que o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes (PT), teria favorecido, nas licitações, empresas de pessoas ligadas a ele.

No ofício encaminhado ao delegado Rogério Modelli, da Defaz, o deputado destaca que as reportagens apontam indícios de diversos crimes supostamente cometidos contra a administração pública.

“Contratações com a utilização de empresas fantasmas e licitações montadas, onde figuram empresas do mesmo dono, ou até mesmo, pasme-se, contratações centralizadas numa empresa de propriedade do ordenador de despesas daquela secretaria, podendo em tese caracterizar crimes de peculato, fraudes a licitações e outros crimes que agridam ao patrimônio do Estado, e consequentemente a todos os cidadãos mato-grossenses”, diz trecho do documento.

“Trago a conhecimento os presentes fatos, e solicito de Vossa Senhoria que tome as medidas legais pertinentes, abrindo o competente inquérito policial, para investigar se ocorreram condutas que agrediram o erário estadual”, completa o deputado no ofício.

Outro lado

O secretário Ságuas Moraes negou as suspeitas de fraude levantadas por Português. "Na Seduc não tem direcionamento de licitação, até porque o volume de empresas que participam é tão grande que elas estão sempre brigando para ganhar. Na semana passada, duas licitações foram impugnadas a pedido de empresas. Então não tem como direcionar", afirmou.

Ele disse, ainda, que as denúncias do deputado eram "requentadas". "Isso tudo já foi denunciado antes e já foi investigado pela Auditoria Geral do Estado e pelo Tribunal de Contas da União, e eles concluíram que está tudo regular. Estamos tranquilos", disse.

O petista atribui as denúncias de Português ao episódio da saída de sua irmã, Vanice Marques, do cargo de secretária-adjunta da Seduc, em abril passado. "O deputado Português e eu sempre fomos colegas, mas desde que a irmã dele saiu da secretaria, parece que ele virou meu inimigo e resolveu me perseguir. Aí sai atirando para todos os lados sem provas", reclamou Ságuas.

"Quando a Vanice decidiu sair da Seduc, ela disse à imprensa que tinha coisas duvidosas na aplicação dos recursos da Educação. Aí o MPE a chamou para explicar os fatos e ela disse que não tinha nada, que só tinha falado aquelas coisas porque estava magoada. Se ela tinha denúncias a fazer, teria feito", concluiu o secretário.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 92 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal