Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/11/2007 - ComuniWeb Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Funcionário da Caixa produzia CPFs falsos

Por: Luis Ricardo Machado


O funcionário terceirizado da Caixa Econômica Federal, Renato Geraldo Sousa Alves, 27 anos, foi flagrado por agentes da Delegacia de Fraudes e Defraudações (DEF) inserindo dados no sistema daquela instituição financeira para criar um cadastro com números de CPFs falsos. O fruto do crime era repassado para o estelionatário Raniere Wilker Barbosa Ribeiro, 31 anos.

Os policiais prenderam Renato na agência bancária do Setor Bancário Sul, onde ele trabalha, com mais de 30 CPFs falsos. Raniere foi preso horas depois, em Ceilândia. Renato explicou em depoimento que inseria as informações falsas quando um funcionário habilitado acessava o sistema.

Segundo o falsário, Raniere pagava cerca de R$ 30 por documento. Essas eram, posteriormente, repassadas para outra ramificação da quadrilha.
De acordo com a delegada-chefe da especializada, Vera Lúcia da Silva, Renato colocava um endereço inexistente, fato que levava o documento a ser devolvido à agência bancária.

“Com o CPF em mãos, Renato repassava para a quadrilha, que confeccionava RGs, comprovantes de endereço e de renda falsos, e passava a comprar mercadorias em lojas”, explicou a delegada.

Um supervisor da CEF desconfiou da fraude há aproximadamente dois anos. Renato disse que foi procurado por Raniere para inserir dados no sistema porque alguns amigos não haviam feito declaração de isento do Imposto de Renda.

“Eu não sabia que os dados eram usados para estelionato”, tentou argumentar Renato.

Autuados por inserção de dados falsos em sistema de informação, a dupla pode pegar pena de dois a 12 anos de prisão. Eles estão no Departamento de Polícia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 509 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal