Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2018 SOBRE FRAUDES E FALSIFICAÇÕES
Veja AQUI programação e promoções dos últimos treinamentos de 2018 da DEALL R&I
sobre Fraudes e Falsificações nos dias 14, 22 e 29 de novembro.


AFD SUMMIT
A maior Conferência de Investigação Corporativa & Perícia Forense da América Latina.
São Paulo dias 08-09 de dezembro de 2018


Acompanhe nosso Twitter

03/06/2013 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Líder indígena é suspeito de falsificar registro da Funai

PF diz que ele fraudou RG de índio emitido pela Fundação.

Brasília - Um homem é suspeito de fraudar o Registro Administrativo de Nascimento de Índio (Rani), o RG indígena emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Paulo José Ribeiro da Silva, 39 anos, que é líder indígena no Amazonas, foi indiciado por suspeita de falsificação de documento público.

A Polícia Federal (PF) apurou que Paulo Apurinã, como é conhecido, não é índio. De acordo com a PF, a mãe de Silva disse ter retirado os nomes indígenas dela e do filho - "Ababicareyma" (mulher livre) e "Caiquara" (o amado) - de um dicionário de tupi-guarani.

Entre os indícios de fraude, estão a falta de dados genealógicos e de estudos antropológicos, além de depoimentos de índios, que negaram a origem dos suspeitos. A mãe dele, Francisca da Silva Filha, 56 anos, também foi indiciada pela PF. Eles negam as acusações.

Paulo é porta-voz do Movimento Indígena de Renovação e Reflexão do Amazonas (Mirream). Ele já participou de cerimônias com autoridades como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff e liderou invasões de terras públicas para assentar índios sem teto em 2009.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 126 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal