Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

24/05/2013 - Jornal do Comércio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Corrupção e risco de compliance

Por: Miguel Tedesco Wedy


O maior bem de uma pessoa, de uma empresa ou de um governo é a sua reputação. Importa, pois, que todos tentem preservá-la. Os tempos atuais, com inúmeras operações e investigações da Polícia e do Ministério Público, denotam não apenas o aumento necessário e saudável da eficiência desses órgãos, como também um problema muito comum entre gestores públicos e privados: a ausência de políticas adequadas de gestão de risco de compliance. O que é isso? Compliance, em resumo, é a capacidade de as instituições e as empresas cumprirem e fazerem cumprir as leis e as normas, seja na esfera privada, seja na esfera pública.

Em ambientes extremamente regulados, como a gestão pública, a gestão de instituições financeiras, de empresas farmacêuticas, alimentícias, na área da saúde, na esfera ambiental, impõe-se não apenas um trabalho permanente para estabelecer uma cultura de ética e good governance, como também políticas e estruturas permanentes e independentes de compliance, com a capacidade de detectar riscos e atos que violem ou possam violar padrões éticos e normas legais (como lavagem de dinheiro e corrupção).

É justamente a ausência de políticas e estruturas adequadas de compliance o que acaba por gerar, posteriormente, investigações e processos criminais. É a fragilidade de controle interno de empresas e órgãos públicos, bem como a debilidade ou inexistência de implementação de mecanismos permanentes de monitoramento do risco de compliance, que acabam por prejudicar gestores de empresas e de instituições públicas. Como detectar, previamente, a existência de atos que estão se afastando da normalidade, descumprindo padrões de conduta e comportamento, se empresas e governos, muitas vezes, não possuem políticas de ética e compliance adequadas? Depois é tarde, pois tudo acabará na esfera criminal, com processos duros e lentos, enquanto a reputação se esvai muito rapidamente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal