Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/11/2007 - HoraH News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Presa quadrilha que fazia empréstimos e compras em nome de pessoas idosas


Uma equipe da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) desmantelou, na tarde de terça-feira (06), uma quadrilha acusada de usar documentos de idosos para emprestar dinheiro em várias cidades do Brasil. Segundo o delegado-chefe da DEDC, Marcus Vinicius Michelotto, Silvia Sofia Pereira Ramirez, 47 anos, Silvana Vicelli, 43, Clodoaldo Sobral da Silva, 40, e Edison Luis dos Santos, 43, são suspeitos de ter enganado centenas de pessoas, nos três estados do Sul, em mais de dois anos.

De acordo com o delegado, a quadrilha visitava as casas e se passavam por vendedores. “Muitas vezes eles falavam que vendiam filtros de água e argumentavam que precisariam dos documentos dos idosos”, explicou o delegado. A polícia conseguiu provas de que, pelo menos, 50 pessoas foram vítimas do golpe, mas acredita que o número chegue a centenas.

O modo de atuação do grupo, segundo a polícia, era conseguir cópias dos documentos dos idosos e, assim, fazer documentos falsos. “Eles abriam contas, emprestavam dinheiro e faziam compras”, disse Michelotto.

Segundo o delegado Vinicius Carvalho, que investigou o caso ao lado de Michelotto, a polícia apreendeu vários documentos de identidade que seriam usados em novos golpes. Entre eles, estão carteiras de identidade falsificadas com fotos de cinco pessoas que estão foragidas, quatro ainda não identificadas. A polícia já identificou pelo menos uma pessoa que aparece nas falsificações. Suelen Francine de Oliveira tem seis carteiras de identidade falsificadas, com nomes de terceiros. “Como ainda estamos com muitas carteiras de identidade com a foto de cada uma destas pessoas, não dá para saber qual é legítima ou até se existe alguma legítima. Só divulgando a foto dessas pessoas poderemos descobrir quem realmente são”, afirmou Michelotto.

INVESTIGAÇÃO

Carvalho explicou que a investigação começou após uma requisição da Promotoria de Defesa dos Direitos do Idoso do Ministério Público. “O MP veio até nós e informou que pessoas teriam enganado um idoso com o argumento de vender filtro de água e conseguido cópias dos documentos pessoais e assinatura da vítima”, disse.

A polícia começou a investigar o caso e descobriu que Adriana Santana Sobral da Silva, esposa de Clodoaldo, seria a líder do grupo e que poderia ser encontrada em uma casa no Boqueirão ou em outra residência no bairro Xaxim. “Conseguimos o mandado de busca e apreensão e prendemos a quadrilha nos dois locais”, disse Michelotto.

Clodoaldo e os outros detidos, de acordo com a polícia, estão responsabilizando Adriana e sua amiga Ivone Aparecida Loures, pelos crimes. A polícia encontrou documentos com fotos de Silvia e Clodoaldo, porém, os dois alegam que as identidades falsas com suas fotos foram feitas por Ivone e Adriana. Adriana foi presa na semana passada pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) e Ivone foi presa, por estelionato, em fevereirom pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). As duas estão detidas no 9.º Distrito Policial de Curitiba.

O delegado Carvalho informou que os envolvidos nos golpes foram autuados em flagrante por estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica e formação de quadrilha. “A Delegacia de estelionato continua investigando a quadrilha, pois inúmeros documentos apreendidos serão verificados e se comprovadas outras participações, poderão ocorrer novas prisões”, concluiu o delegado Michelotto.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 369 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal