Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

16/05/2013 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Busca pelo WinRAR é utilizada como isca para roubo de dados bancários

Por: Caio Renan

Criminosos registraram na última semana diversos domínios e compraram links patrocinados no Google.


O WinRAR, um dos dos programas de compactação de arquivos mais utilizados do mundo, vem sendo usado como isca por cibercriminosos brasileiros para a realização de roubos dos dados bancários dos internautas. Analistas da Kaspersky Lab descobriram o falso WinRAR e a estratégia utilizada.

Por ser um programa muito procurado e com alto número de downloads, os criminosos registraram na última semana diversos domínios e compraram links patrocinados no Google para distribuir falsos instaladores do WinRAR. A promessa de rapidez e gratuidade no download pode enganar muitos internautas e os levar a cair em uma perigosa cilada. Esse programa malicioso, quando executado, direciona o usuário para páginas falsas de bancos, que têm como objetivo roubar os dados bancários.


Link malicioso é o primeiro resultado no Google (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)

Os especialistas mostram que o primeiro resultado mostrado pelo Google é o link malicioso brasilwinrar.com.br, por ser patrocinado. Para enganar os internautas sem deixar suspeitas, os criminosos também tiveram o cuidado de fazer uma página com visual muito semelhante a oficial, como você pode ver abaixo:

Além do brasilwinrar.com.br, outros sites foram registrados no nome do mesmo criminoso, segundo o Kaspersky Lab. São eles: winrarbr.com.br e facilwinrar.com.br. Essas páginas até distribuem durante algumas partes do dia o arquivo verdadeiro e oficial do WinRAR, mas durante a noite ele distribui o arquivo malicioso.
saiba mais

O trojan possui apenas 24kb e é baixado em poucos segundos. Assim que executado, ele faz uma pequena alteração no proxy dos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox. A mudança direciona a conexão do computador infectado para sites falsos de banco que roubam os dados do usuário.

Para não correr esse tipo de risco, recomendamos que você baixe o WinRAR oficial e atualizado no TechTudo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 367 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal