Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

15/05/2013 - Local.PT Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sonae é exemplo internacional na auditoria interna no combate à fraude no retalho

Por: Daniel Rijo


LISBOA – O valor de perdas no retalho mundial, incluindo fraude, supera os 90 mil milhões de euros de acordo com o Global Retail Theft Barometer. A Sonae é um exemplo internacional de boas práticas que foi novamente reconhecido na conferência “Retail Fraud 2013” em Londres.

A Sonae foi uma das empresas em destaque no “Retail Fraud 2013”, um dos principais eventos mundiais sobre fraude no setor do retalho e que decorreu em Londres com a presença de mais de 650 participantes de todo o mundo.

A Sonae demonstrou como a tecnologia facilitou a implementação de um programa de auditoria contínua que contribuiu para a Sonae evoluir de uma abordagem reativa para uma abordagem proactiva na prevenção de fraude no retalho. A participação da equipa de auditoria interna da Sonae como oradora convidada, pelo 2º ano, teve como tema “Tackling the new Challenges of Loss Prevention with new tools” (Enfrentar os Novos Desafios de Prevenção de Perdas com Novas Ferramentas).

A conferência contou com a participação de empresas e organizações de todo o mundo, destacando-se no setor do retalho, empresas como Sainsbury´s, eBay, Ryman, Iceland e Office Depot; na área das tecnologias de informação – WeDo, Honeywel, B2B e Cardinal Group; e na vertente da segurança – National Fraud Authority, Metropolitan Police, Home Office e Bank of England.

Orlando Sousa, Diretor de auditoria interna da Sonae, afirma que “em momentos de contração económica o risco de fraude aumenta, pelo que é necessário reforçar os processos de auditoria para avaliarmos se o ambiente de controlo funciona com a eficácia esperada. Devido ao elevado volume de transações que caracteriza o setor do retalho, a única opção hoje em dia para combater a fraude é através da auditoria contínua e com recurso ao uso de tecnologias de informação.”

Segundo Orlando Sousa, “a Sonae adotou várias tecnologias na implementação do seu programa de auditoria continua, entre elas o RAID:Retail 7.0 da WeDo Technologies, que nos permite uma abordagem proactiva na deteção de possíveis casos de fraude, fruto da monitorização continua dos diferentes sistemas que suportam o negócio. Estas tecnologias têm desempenhado um importante papel no sucesso da Sonae na prevenção do risco de fraude”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 652 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal