Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

13/05/2013 - Jornal do Comércio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude no leite aparece em outras amostras

Fiscalização encontra indício de formol também em entrepostos de refrigeração de Guaporé, Selbach e Crissiumal

A fiscalização do Ministério da Agricultura detectou fraude em mais duas amostras de leite cru – o equivalente a 28 mil litros do produto - entre 30 análises feitas em laticínios do Rio Grande do Sul. A diretora substituta do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura (Mapa), Judi Nóbrega, informou que os testes de laboratório realizados na quinta-feira confirmaram a adição de ureia fertilizante, que contém formol, em entrepostos de refrigeração em Guaporé, Selbach e Crissiumal, pertencentes às empresas LTV, Marasca e Líder.

Segundo Judi, o governo vai intensificar a fiscalização e realizará uma reunião nacional de todo setor, em Brasília, para discutir novos parâmetros de testes de controle de adulteração no leite, além de debater a remuneração do transportador de leite por volume entregue nos laticínios, uma prática comum no Rio Grande do Sul. Um dos encontros será no dia 22, em Brasília.

O órgão também está recolhendo em torno de 100 amostras de leite de, aproximadamente, 90 laticínios sob inspeção federal em todo País, a fim de verificar possíveis adulterações em outras unidades da Federação. De acordo com Judi Nóbrega, até 20 de maio todas as amostras estarão no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) gaúcho, que está centralizando as análises. Nesta data, é possível também que alguns resultados sobre o leite dos demais estados já tenha sido divulgado.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, observa que a relação entre laticínios e transportadores é de natureza privada, mas destacou a importância da discussão sobre a figura do “atravessador” que existe no setor lácteo gaúcho. No Rio Grande do Sul, existem empresas que compram leite do produtor, transportam e vendem aos laticínios.

Andrade alerta que esse tipo de relação comercial pode levar o transportador a praticar fraudes para aumentar o volume de leite que está sendo entregue e, por isso, defende que o pagamento seja feito apenas com base no valor do frete. “Se a indústria continuar com esta prática, estará correndo risco”, alerta o ministro.

No início deste ano, os laboratórios do Ministério da Agricultura confirmaram a presença de formol em seis lotes de leite UHT da marca Italac, produzidos na unidade de Passo Fundo (RS) da empresa Goaisminas. A partir deste fato a fiscalização coletou amostras de todas as empresas que produzem leite UHT no Rio Grande do Sul.

Outros testes realizados encontraram o mesmo problema em um lote de leite UHT da Laticínios Bom Gosto (marca Líder) e também em um lote da Vonpar (marca Mu-mu). A investigação, feita em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) descobriu que as fraudes eram cometidas pelos transportadores, que aumentavam o volume de água no leite junto com a ureia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 313 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal