Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

11/05/2013 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Prefeitura de Limeira mapeia fraude no uso da gratuidade no transporte

Cartão de idoso, que não paga passagem, foi usado 12 vezes em um dia. Secretaria anunciou o recadastramento dos usuários que têm benefícios.

Levantamento da Prefeitura de Limeira (SP) identificou fraudes na utilização do benefício que dá descontos ou gratuidade na tarifa para idosos, deficientes e estudantes utilizarem o transporte público. Há casos em que o cartão de um idoso, que não paga pela passagem, foi usado 12 vezes em apenas um dia, além de acompanhantes de deficientes que andaram de ônibus sem que a tarifa fosse cobrada.

Em média, cerca de 1,2 milhão de passageiros usam o transporte coletivo da cidade todos os meses. Deste total, 33% têm algum benefício, conforme relatório apresentado à Prefeitura pelas duas empresas que operam o sistema. O índice aceitável, no entanto, deveria ser de 15%, ou seja, menos da metade da taxa atual, segundo a secretária municipal dos Transportes, Andréa Soares.

Diante da diferença, a pasta fará o recadastramento dos usuários que têm algum tipo de benefício ou gratuidade da tarifa. Deve ser realizado ainda um levantamento das linhas de ônibus que apresentam mais problemas. Às empresas, caberá a responsabilidade de providenciar um sistema mais eficiente de controle de uso dos cartões de benefícios.

O problema, no entanto, é que o custo das passagens usadas de forma indevida é repassado aos demais usuários do sistema, que reclamam do preço da tarifa (R$ 2,85) e das condições dos ônibus, além da demora nas linhas (veja depoimentos no vídeo com a reportagem da EPTV). A população pode encaminhar queixas pelo telefone 156 da Prefeitura.

Resposta das empresas

As empresas Limeirense e Rápido Sudeste, que operam o transporte no município, foram procuradas para comentar o assunto. A Limeirense informou que realiza estudos em conjunto com o poder público para tentar melhorar o custo do sistema.

Sobre o atraso das linhas, a concessionária relatou que a partir de junho a frota será monitorada para evitar este tipo de problema. Quanto às condições dos ônibus, a Limeirense alegou que tem sofrido "ataques de vandalismo constantemente". A Rápido Sudeste não se posicionou.

'Paradinha' em horta

No final do ano passado, a editora de vídeo Daiane Vitória Empinotti, de 22 anos, flagrou quando o motorista de um ônibus de Limeira deixou os passageiros esperando para que a cobradora descesse do veículo para comprar alface em uma horta. "Existem muitas coisas erradas no transporte público desta cidade”, afirmou Daiane na ocasião.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 280 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal