Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

10/05/2013 - Correio do Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Presos 11 acusados de integrar bando que fraudava veículos

Por: Taryne Zottino


Durante a "Operação Fronteira", realizada ontem (9), a Polícia Civil desarticulou um bando especializado em fraudar a legalização de veículos para que pudessem transportar drogas, contrabando e produtos de roubo e furto sem que os criminosos fossem encontrados. Onze investigados foram capturados e cumprem prisão temporária válida por 30 dias. O Detran-MS identificou 215 veículos com suspeita de fraude, que já estão com restrição no sistema. As investigações da polícia revelaram que a quadrilha documentava de forma fraudulenta veículos de Campo Grande, Ponta Porã, Coxim, Dourados, Douradina e Eldorado. Ação foi desenvolvida pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco) em conjunto com Corregedoria do DETRAN/MS.

Eram usados números de CPF válidos junto a Receita Federal sem conhecimento dos titulares, inserindo ou alterando seus dados originais em uma cédula de identidade falsa, criando assim “laranjas”, para os quais os veículos eram transferidos. Através da mesma prática, os bens adquiridos com dinheiro do tráfico também eram vinculados ao nome de "laranjas". Foi comprovado ainda que os comprovantes de endereços apresentados são falsos, pois seguem um mesmo padrão com código de barras idênticos e mudanças apenas da titularidade e domicílio.

Presos

Foram presos os proprietários do Despachante Excel, responsável pela documentação, Aral Mattoso e Selideu Alves Portilho, ambos com condenações por tráfico de drogas, e também os funcionários, Waner Barbosa Medina, Raul Franco Perez e Vanilton dos Santos Moreira. A Polícia apurou que os documentos fraudados eram então encaminhados ao Detran-MS para a funcionária Luciana Dariz Farinha, acusada de inserir os dados falsos no sistema e emitir o porte obrigatório do veículo em nome de “laranjas”. Luciana responde a inquérito na Polícia Federal por associação ao tráfico de drogas em Juiz de Fora (MG).

Conforme a Polícia, também foi evidenciada a participação de Alexandre Marques da Silva, tabelião substituto responsável pelo Cartório de Registro Civil e de Notas de Antonio João (MS), apontado pela polícia como a pessoa que fraudava a autenticação de documentos falsos no Cartório Extrajudicial. Grande parte dos documentos falsos foi autenticada e receberam selo notarial de Alexandre. Depois, eles eram encaminhados aos cuidados do gerente da Agência do Detran-MS, Alexsandro Linho Arimustinho, suspeito de colocar os dados falsos no sistema e emitir o porte obrigatório do veículo em nome dos “laranjas”. A maioria dos veículos fraudados foram vistoriados pelo servidores do Detran, Cristiano Aparecido dos Santos e Leandro Martins, também acusados de envolvimento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 239 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal