Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/11/2007 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende 10 em fraudes em 'porto seco' de Minas

Por: Solange Spigliatti


SÃO PAULO - Dez pessoas foram presas na manhã de hoje, durante a Operação Roterdã, da Polícia Federal (PF), que tem como objetivo interromper as atividades de uma organização criminosa instalada na estação aduaneira Porto Seco Sul, em Minas Gerais.

Nove pessoas foram presas em Varginha, em Minas, e uma em Valinhos, no interior de São Paulo. Outros 45 mandados de busca e apreensão também já foram cumpridos em Santa Rita do Sapucaí, Ilicínea, Belo Horizonte, cidades do Estado de Minas Gerais, além de Campinas, São Paulo e Valinhos, no Estado de São Paulo.

Em Varginha, os policiais apreenderam dinheiro, com valor ainda não divulgado, documentos e computadores da empresa Nacional Logística.

As investigações revelaram que entre os crimes praticados pelo grupo estão o favorecimento ilícito a diversos empresários e despachantes aduaneiros, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, contrabando e descaminho, entre outros.

Investigação

Os policiais conseguiram evidenciar que o Porto Seco Sul de Minas tornou-se uma das melhores opções aos empresários, pois tinham a certeza de que suas mercadoria seriam facilmente desembaraçadas mediante pagamento de propina a auditores da Receita Federal e despachantes.

Em outra linha de investigação, foi possível constatar que o permissionário do Porto Seco Sul de Minas, interessado em incrementar seus negócios, também realizava pagamentos aos servidores públicos para que o esquema fraudulento fosse mantido.

Há indícios de que o grupo criminoso agia desde 1997, início da permissão atual. Inclusive a investigação põe sob suspeita até mesmo a licitação que concedeu a permissão naquele ano.

Porto

Com acesso aos principais portos e aeroportos do Brasil, o Porto Seco Sul de Minas fica localizado a cerca de 300 quilômetros de São Paulo e é uma importante via de acesso às cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Santos e Campinas.

Com isso, pode ser considerado o maior porto seco do Brasil. Por isso o nome da operação, que é uma alusão ao maior porto do mundo, o Porto de Roterdã, na Holanda.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 293 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal