Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

25/04/2013 - Jornal O Nortão Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dois homens são presos em Londres por fraude no mercado de carbono

“Garantir as primeiras condenações e sentenças de prisão por fraude com créditos de carbono é um momento marcante para a Polícia da Cidade de Londres”, comemorou a detetive Claire Armson-Smith.

A Polícia da Cidade de Londres anunciou a prisão dos primeiros condenados pela justiça britânica por fraudes no mercado de carbono.

“Garantir as primeiras condenações e sentenças de prisão por fraude com créditos de carbono é um momento marcante para a Polícia da Cidade de Londres”, comemorou a detetive Claire Armson-Smith.

Ian Macdonald (50) e David Downes (46) foram considerados culpados por serem os organizadores de um esquema internacional de fraude que canalizou US$ 9 milhões de investidores britânicos para contas em bancos norte-americanos e canadenses, afirmou a polícia.

Milhares de pessoas foram envolvidas no esquema, entre elas muitos idosos, com a oferta de créditos de carbono e ações anunciadas como altamente lucrativas, mas que na realidade praticamente não tinham valor real. Grande parte do dinheiro será devolvida às vítimas.

Macdonald foi condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro e Downes a quatro anos e meio por ter pressionado as pessoas a comprarem os créditos e ações.

Algumas das vítimas ainda foram contatadas meses depois do início do esquema sob a desculpa de que as empresas nas quais haviam investido tinham sido adquiridas por terceiros e que, por isso, precisavam comprar mais ações para proteger o investimento inicial. Os prejuízos para essas pessoas alcançaram US$ 600 mil, relata a polícia londrina.

Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2010, centenas de vítimas pagaram milhões de dólares a Macdonald. Porém, as transações não passaram desapercebidas e a polícia foi alertada.

Ambos os condenados foram primeiramente presos em uma operação policial ao pousarem no Aeroporto de Heathrow sob suspeita de fraude por representação falsa e lavagem de dinheiro. Quando o caso chegou ao tribunal, mais de 1,8 mil vítimas potenciais haviam sido contatadas pelo grupo de investigadores.

A Polícia da Cidade de Londres vem investigando uma série de casos suspeitos de fraudes similares, onde investimentos ‘ambientais’ estão sendo marcados como uma maneira segura para se ganhar dinheiro fácil.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 105 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal