Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/11/2007 - UOL Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende 5 acusados de acelerarem projetos que pleiteavam recursos da Lei Rouanet

Por: Carolina Juliano


A Pólícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, desencadeou nesta terça-feira (6) a Operação Mecenas, que desmontou uma quadrilha que atuava no Ministério da Cultura favorecendo projetos que pleiteavam recursos da Lei Rouanet, conforme revelou nesta manhã, com exclusividade, a colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo.

Os policiais cumprirão cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, todos no Distrito Federal. O grupo criminoso era composto por produtores culturais e servidores públicos. O esquema envolvia favorecimento nas análises dos processos submetidos ao Conselho Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, órgão do Ministério da Cultura

A reportagem do UOL apurou que a funcionária Adriana Barros Ferraz cobrava uma taxa dos interessados em terem seus projetos adiantados e recebia mais uma porcentagem do dinheiro liberado pela Lei Rouanet depois do projeto aprovado.

Adriana Barros Ferraz agia em conjunto com duas empresas: a Mecenas e a G4 Produções. O dono da Mecenas é um policial civil do Distrito Federal, Paulo César Silva Guida. A G4 Produções pernetence aos irmãos Raul Eduardo e Jair Cruz Machado Santiago. Foi preso também o produtor cultural José Ulysses Frias Xavier.

Segundo ainda Mônica Bergamo, a investigação, que durou seis meses, começou a partir de uma denúncia feita ao MinC por um empresário que revelou estar sendo achacado por funcionários do ministério. A CGU (Controladoria Geral da União) foi alertada e solicitou ajuda da PF.

Os cinco acusados estão detidos na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília, onde estão sendo ouvidos pelas autoridades.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 285 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal