Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

12/04/2013 - Jornal Dia a Dia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Para combater a fraude de identidade, Serasa Experian apresenta projeto piloto de certificação biométrica na CARDS Payment & Identification

Tecnologia detecta também fraude com o uso de dedo de silicone.

São Paulo, 12 de abril de 2013 – A Serasa Experian apresenta na 18ª edição da Cards Payment & Identification, que termina hoje no Transamérica Expo Center, a solução de certificação biométrica para combater a fraude de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica. No ano passado, o Indicador da Serasa Experian de Tentativas de Fraude registrou 2,14 milhões de tentativas de fraudes, uma a cada 14,8 segundos, número recorde no período desde 2010, quando a medição começou.

Oprojeto piloto Certificação Biométrica é realizado pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal em conjunto com a Serasa Experian, com o apoio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ele tem como objetivo demonstrar o funcionamento do processo de certificação de identidade por meio da verificação da biometria digital.

“Esta certificação biométrica é muito segura e a verificação de identidade é provida pelo órgão oficial de identificação. Ela ajuda a evitar, por exemplo, fraudes de identidade com o uso de documentos falsos, pois a digital é verificada online, ou fraudes com uso de dedo de silicone”, aponta Igor Ramos Rocha, presidente da unidade de negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

Atualmente, o Instituto de Identificação do Distrito Federal possui uma base com os dados biométricos dos cidadãos que emitiram seus documentos de identidade na capital da República. Outros Estados também devem aderir.

Veja como funciona

Por meio de uma consulta online realizada na agência da empresa Serasa Experian de Brasília, os voluntários que se habilitam a participar do projeto piloto têm sua identidade verificada na base de dados do Instituto de Identificação do Distrito Federal, mediante a captura da sua impressão digital.

· A pessoa fornece o número da identidade (RG), e a impressão digital é capturada no leitor biométrico;

· A informação é enviada para o Instituto de Identificação, órgão oficial responsável pela emissão dos documentos de identidade;

· Após a verificação online, os dados biográficos do documento de identidade são mostrados.

Aplicabilidade

Este projeto piloto apresenta uma solução de identificação biométrica que possui fé pública.

Isso abre espaço para aprimorar o processo de certificação digital, tornando-o ainda mais seguro e confiável, além de, no futuro, poder beneficiar bancos e outras empresas que utilizem um serviço de certificação digital com alta garantia de identidade.

Agilidade

O processo é online e a resposta leva cerca de três segundos para ser exibida. A pesquisa funciona com a verificação 1:1 (um para um) da impressão digital na base do Instituto de Identificação.

Segurança e sigilo

Como são verificadas no órgão oficial responsável pela emissão do documento de identidade, as informações possuem fé pública. Os dados são consultados no órgão oficial de identificação, porém não são armazenados pela Serasa Experian. Todo o processo garante privacidade e sigilo da informação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 90 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal