Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/11/2007 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Compras pela internet exigem cuidados contra fraudes


Com a oferta cada vez maior de produtos e a proximidade do Natal, é grande a tentação de optar pelo conforto de comprar presentes pela internet, escapando do tumulto das lojas reais.

E, segundo a consultoria e-bit, um número cada vez maior de brasileiros deve optar pela web para fugir do empurra-empurra dos shopping centers. Para o Natal deste ano, a empresa prevê um aumento de 45% nas vendas em relação ao Natal de 2006, com faturamento de R$ 1 bilhão.

Mas fazer compras no mundo virtual exige alguns cuidados. Só no Procon de Brasília, desde janeiro já foram registradas 253 reclamações sobre compras pela rede. A soma do prejuízo dos consumidores lesados é de R$ 3 milhões.

Legislação

No Brasil não existe legislação específica para vendas pela internet. Uma dica importante para não ser enganado por falsas lojas virtuais é desconfiar de preços muito baratos, isca muito comum dos golpistas que atuam na rede.

Para ter certeza de que uma loja virtual existe de verdade, especialistas recomendam checar se seu número de CNPJ é verdadeiro, no site da Receita Federal. Se o endereço registrado na Receita for diferente do apresentado na página, por exemplo, isso já pode ser um sinal de problemas.

Outra medida preventiva importante é jamais pagar a compra com depósito em conta de terceiros. A conta tem de estar no nome da loja virtual. Finalmente, vale ainda enviar um e-mail pedindo a confirmação dos dados da empresa, para verificar se a mensagem de resposta vem de um endereço com o mesmo domínio da loja virtual.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 273 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal