Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

04/04/2013 - Alagoas 24 horas Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Vírus no Facebook se espalham com marcações e promoções falsas


Depois de mensagens particulares e eventos, criminosos brasileiros passaram a utilizar a marcação de amigos em mensagens no Facebook para disseminar páginas fraudulentas.

As publicações divulgadas contém promoções ou escândalos falsos, alguns já utilizados em golpes anteriores. Quem clicar nos links pode ter solicitado a informar dados pessoais, como nome, e-mail e CPF, ou a instalar pragas digitais.

Usuários infectados são controlados pelos hackers para publicar um comentário na página da fraude, marcando seus amigos. Dependendo da configuração do perfil, internautas podem receber um e-mail do Facebook comunicando que foram marcados na publicação.

A fraude tenta convencer o usuário a baixar um software, alegando que é necessário instalá-lo para ver o conteúdo prometido. A informação é falsa: o programa é apenas um vírus que, se instalado, pode vir a roubar senhas de banco e instalar extensões em navegadores web, como Chrome e Firefox, que ficarão sob o comando dos criminosos para divulgar novas fraudes futuramente.

No caso das promoções, a página diz ser preciso um "cadastro" para participar. As informações preenchidas são úteis para a criação de golpes convincentes, utilizando os dados da vítima, e também podem ser comercializados para empresas que buscam realizar "e-mail marketing".

O Facebook já está bloqueando as páginas com fraudes e removendo as publicações. O site dispõe ainda de um software chamado "malicious extension cleaner" (clique aqui para acessar) que tenta identificar extensões maliciosas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 93 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal