Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/11/2007 - Agência Câmara Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresa de cartão pode ser responsabilizada por clonagem

Por: Newton Araújo Jr.


A Câmara analisa o Projeto de Lei 1547/07, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que responsabiliza as administradoras de cartões de crédito pelos prejuízos decorrentes da utilização do cartão, no caso de clonagem. Segundo o texto, a administradora também garantirá ao titular do cartão o estorno imediato de todos os débitos lançados em sua fatura mensal nesse caso. A proposta proíbe ainda que a administradora do cartão adote qualquer medida de restrição ao crédito ou à utilização do cartão por parte do usuário que teve seu cartão clonado.

O projeto define clonagem como a obtenção fraudulenta de dados pessoais do usuário de cartão de crédito ou a cópia e transferência dos códigos da tarja magnética para um cartão falso, com a finalidade de realizar operações em nome do verdadeiro titular.

Falha no sistema
O autor da proposta considera que as fraudes conhecidas como "clonagem" de cartão de crédito são exclusivamente de responsabilidade da administradora, porque o problema decorre de falha no sistema de segurança do cartão, da qual o fraudador se aproveita para, utilizando os dados de um titular, realizar compras em seu nome.

"Se a segurança na prestação do serviço é dever do fornecedor, é um absurdo inaceitável que se imponha ao consumidor - no caso, o titular do cartão - o pagamento de compras realizadas, ilicitamente, pelo fraudador", argumenta.

Bezerra informa que seu objetivo é defender o consumidor contra prejuízos, dado que as administradoras têm o dever de fornecer um serviço seguro.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 295 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal