Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

31/10/2007 - Diário de Cuiabá Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Idosos são vítimas de golpe em Cuiabá

Por: Joanice De Deus


Idosos e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) podem estar sendo alvo de um novo golpe em Cuiabá. O alerta é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), que recebeu denúncias de pessoas que foram procuradas em suas próprias casas para fazer a carteira do idoso.

O documento permite a pessoas de 60 anos ou mais, que não possui renda ou recebe até dois salários mínimos, fazer viagens interestaduais de forma gratuita. Caso as vagas já estejam ocupadas, a empresa deve assegurar ao idoso o desconto de 50% do valor da passagem.

De acordo com a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Pedra 90, Viviane da Silva Massazi, pelo menos três pessoas, inclusive uma com menos de 60 anos e que seria apenas pensionista do INSS, ligaram para a unidade perguntando se o documento estava pronto. “Ao verificarmos, constatamos que as carteiras não foram feitas com a gente”, disse.

As vítimas, que moram na região do Terminal Rodoviário, teriam sido procuradas por uma mesma mulher alta e morena, que se identificou pelo nome de Adriana e se passado por representante do INSS e do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). “Foram repassados todos os dados pessoais, cópias de documentos e, em um dos casos, até o número do benefício da previdência”, comentou.

Além da falsificação das carteiras, outra preocupação é que as informações estejam sendo usadas para abertura de empréstimos em nome das vítimas, que foram orientadas a registrar boletim de ocorrência na polícia.

A gerente de Apoio à Pessoa Idosa da Smasdh, Sônia Zanella, alerta os idosos que a carteira é emitida somente pelas secretarias municipais de Assistência Social. Em Cuiabá, quem tem direito deve procurar pessoalmente um dos cinco Cras, que ficam no Pedra 90, Tijucal, Jardim Araçá e Planalto.

Na Capital, já foram confeccionadas e entregues 1.100 carteiras. “Além de uma foto, a pessoa não deixa nenhum documento e tem que ter a assinatura da secretária de Assistência Social (Celcita Pinheiro) e do assistente social”, observou. “Pedimos para que as pessoas não façam essas carteiras com terceiros porque não terão validade”, acrescentou Sônia Zanella.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 336 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal