Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

27/03/2013 - Diário de Pernambuco Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fundaso cancela concurso do Iceam.gov suspeito de estelionato


Cinco dias após denúncia do Correio Braziliense, o Iceam.gov publicou comunicado nesta quarta-feira (27) cancelando o concurso com 423 vagas. Após suspeitas de estelionato e denúncias feitas ao Ministério Público Federal, a Fundaso afirmou que “diante de tantas denuncias contra o mesmo e não sendo a intenção do Iceam de lesar a quem quer que seja, resolve cancelar este certame, deixando em aberto a possibilidade de reabri-lo logo após se concretize os convênios em fase de negociação, lembrando que desta feita só se realizará o mesmo especificamente em cada estado, logo que for instalado escritório próprio. Sendo assim, comunica-se aos candidatos inscritos que efetuaram os pagamentos da taxa de inscrição, que o Iceam no cumprimento do seu dever, conforme reza no edital primitivo do certame 2013, que o candidato faça a solicitação de devolução da taxa de inscrição, preenchendo o formulário existente do site www.fundaso.com.br, e encaminhando o formulário preenchido para o e-mail [email protected] ".

Entenda o caso

Após receber denúncias virtuais de candidatos, o Ministério Público Federal no Distrito Federal investiga a possibilidade de fraude por parte do Iceam.gov. A seleção oferta 432 oportunidades para cargos que abrangem todos os níveis de escolaridade, com salários que variam entre R$ 1.017 a R$ 3.051. De acordo com a assessoria de comunicação do MPF/DF, existem duas investigações ativas sobre o concurso, uma delas na área criminal. O procurador de República Valtan Timbó, responsável por este segmento, afirmou em parecer que o Iceam.gov pretende se mostrar um órgão que não é e que o concurso pode se tratar de um estelionato. A Polícia Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios receberam ofício e também atuam nas investigações.

Depois de veicular com exclusividade várias reportagens sobre as irregularidades do concurso, a equipe do Correio foi nesta terça-feira (26) a Mambaí para tentar confirmar as informações passadas pela Fundaso. A sede da organizadora estaria localizada em um endereço da cidade, que fica no interior de Goiás. Ocorre que, no local indicado pela banca, havia uma casa abandonada há cerca de dois anos. A residência nunca foi ocupada, de acordo com os vizinhos. Na manhã de ontem, a Companhia Elétrica de Goiás (Celg) religou a energia do endereço e; um dia antes; a empresa de saneamento do estado restabeleceu o fornecimento de água.

O Correio também descobriu que a organizadora arrecada doações para a Igreja Pentecostal Nova Canaã, com sede em Santa Maria, no Distrito Federal, para a construção de um centro de reabilitação de dependentes químicos. A relação entre a instituição religiosa e a Fundaso é tão próxima que ambas têm o mesmo telefone, e o gestor da fundação, Samuel Pereira da Silva, é vice-presidente da igreja. E mais: o site possui identidades visuais e erros gráficos muito parecidos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 93 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal