Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

28/03/2013 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Europol desmantela grupo responsável por fraude de cartões de crédito

Por: Margarida Madaleno

O grupo manipulava terminais de pagamento em pontos de venda de centros comerciais europeus.

A polícia romena e a Europol prenderam 44 pessoas envolvidas numa fraude internacional de cartões de crédito. O grupo de crime organizado apanhado pela polícia manipulou pontos de venda de centros comerciais europeus e também protagonizou fraude pela Internet.

O grupo instalava software malicioso nos pontos de venda de modo a roubar os números e pins dos cartões. O grupo utilizou os cartões falsos feitos a partir dos dados roubados com este método em países como a Argentina, Colômbia, República Dominicana, Japão, México, Coreia do Sul, Sri Lanka, Tailândia e Estados Unidos. Os crimes afectaram cerca de 36.000 pessoas detentoras de cartões de crédito.

A União Europeia é o maior mercado de transacções de cartões de crédito e estima-se que grupos de crime organizado lucram cerca de 1,5 mil milhões de euros por ano com este tipo de fraude.

Na operação Pandora-Storm, protagonizada por mais de 400 polícias, foram descobertos dois locais onde funcionavam equipas que produziam dispositivos e software para manipular os terminais de pagamento. Enquanto procuravam em 77 casas romenas, apreenderam mais equipamento electrónico, dados financeiros e cartões copiados.

“Este caso é mais um exemplo de excelente trabalho policial e cooperação, e constitui uma prova de que o policiamento da UE continua a melhorar,” diz Troels Oerting, director do Centro Europeu de Cibercrime da Europol. “Isto é um bom sinal para o futuro quando o cibercrime se tornar num desafio maior para a comunidade europeia.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 192 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal